Nas Notícias

Marcelo elogia Salvador Sobral e deixa embaixadores em fúria

O Presidente da República afirmou que Luísa e Salvador Sobral são “embaixadores mais qualificados e mais eficientes do que a generalidade da nossa diplomacia”, deixando os ‘verdadeiros’ embaixadores em fúria.

Marcelo Rebelo de Sousa proferiu a afirmação quando condecorou os irmãos Sobral, a 23 de abril.

A resposta da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) surgiu quatro dias depois, mas só agora foi revelada, pelo Público.

No protesto enviado ao chefe de Estado, assinado pelo presidente do conselho diretivo da ASDP, o embaixador João Ramos Pinto, os diplomatas manifestam o repúdio pela forma como as palavras de Marcelo rebaixaram os embaixadores e outros diplomatas portugueses.

As declarações do Presidente “colocam em causa a competência e profissionalismo de toda uma carreira especial do Estado”, frisaram os embaixadores e outros diplomatas.

Ao “denegrir” a imagem da diplomacia nacional, a figura máxima da Nação está a minar “a própria credibilidade das instituições públicas”, escreveu ainda João Ramos Pinto.

Quando os condecorou com o grau de comendadores da Ordem do Mérito, Marcelo considerou que Luísa e Salvador Sobral são, “na prática, embaixadores de Portugal, por mérito próprio”.

“Com todo o respeito que me merecem os nossos embaixadores”, Luísa e Salvador Sobral “são embaixadores mais qualificados e mais eficientes do que a generalidade da nossa diplomacia”, argumentou o chefe de Estado, nesse discurso proferido a 23 de abril.

Numa resposta escrita enviada ao Público, a Presidência da República esclareceu que as declarações nunca puseram em causa “a excelência da nossa diplomacia”.

No texto, o Palácio de Belém referiu mesmo que Marcelo não se sente “complexado” por haver “personalidades da Cultura e do Desporto” que o ultrapassam “em muito” em termos de projeção internacional.

Em destaque

Subir