Nas Notícias

Marcelo considera “muito sensata” decisão do Governo sobre Panteão Nacional

O Governo classificou, este sábado, a utilização do Panteão Nacional para eventos festivos como “absolutamente indigna” e vincou que procederá “à alteração do despacho” que permite essa utilização, uma decisão “muito sensata” para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A realização do jantar que marcou o encerramento da Web Summit no Panteão Nacional tem marcado este sábado. Após a polémica se ter instalado nas redes sociais, foi António Costa a expressar-se sobre o assunto, considerando-o “ofensivo” e “absolutamente indigna” e prometendo a “alteração do despacho” que permite a realização de eventos festivos naquel local.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera a posição do governo como “muito sensata”, e lembra que o uso de um monumento nacional para um jantar “é diferente de um lançamento de um livro” ou de “uma atividade cultural”.

“De facto, a imagem que eu tenho do Panteão Nacional não é de ser um local adequado para um jantar, nem que seja o jantar mais importante do Estado”, continuou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Portanto, se o Governo tomou uma decisão no sentido de isso deixar de ser possível, acho que foi uma decisão muito sensata, muito óbvia, corresponde àquilo que qualquer pessoa com algum bom senso faria nesse caso concreto”, sublinhou o Chefe de Estado.

Recorde-se que um comunicado do gabinete do primeiro-ministro há havia dito, este sábado, que “a utilização do Panteão Nacional para eventos festivos é absolutamente indigna do respeito devido à memória dos que aí honramos”.

 

Em destaque

Subir