Nas Notícias

Marcelo apela à visita dos portugueses nas regiões afetadas pelos fogos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença, neste dia de Natal, na homilia na Igreja Matriz, em Pedrógão Grande, onde apelou aos portugueses para visitarem a região afetada pelos fogos para ajudar a economia a recuperar. “Quem cá está, sente essa presença”, admitiu.

Foi com muito calor humano e repleto de agradecimento que o povo de Pedrógão recebeu Marcelo Rebelo de Sousa neste dia de Natal.

À saída da Igreja Matriz, o Presidente apelou aos portugueses para que, no próximo ano, visitem a região devastada pelos fogos de junho.

“Na próxima primavera, no próximo verão, é importante as pessoas virem [cá]”, porque “quem cá está, sente essa presença”, destacou.

A visita aquela região trará benefícios para a economia local, sendo que Marcelo fez questão de sublinhar a solidariedade da gente de Pedrógão.

“As pessoas são muito calorosas, muito solidárias entre si”, admitiu. “Vão começar a construir, partir para um futuro diferente. É o que vai acontecer, é o que já está a acontecer – felizmente com o apoio de todo a gente”, acrescentou.

A reconstrução das almas da região é, por outro lado, um processo mais “mais difícil”. “É um lado que demora a reconstruir. A saudade que é dolorosa. Exige presença constante, das instituições, da Igreja, do Governo, das instituições públicas. O espírito é sempre mais de refazer”, reconheceu Marcelo.

Com um almoço agendado com os familiares das vítimas, o Presidente fez questão de frisar que, nesta época natalícia, a sua opção de rumar a Pedrógão surge num momento em que é preciso “não esquecer” e “estar presente”.

“O dia de Natal é um dia de alegria. Mas é ao mesmo tempo de tristeza e saudade. É o que se vive hoje [aqui]”, disse, por fim, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em destaque

Subir