Desporto

Manuel Machado arrasa futebol português (com vídeo)

Depois da derrota diante do Benfica, na Taça da Liga, o técnico do Nacional foi convidado a comentar os contratos milionários que os três grandes acabam de assinar. E Manuel Machado arrasou o futebol português, apontando o dedo às entidades que o gerem e também aos jornalistas. Veja o vídeo.

Manuel Machado assiste a estes contratos de FC Porto, Benfica e Sporting com preocupação. Veja as declarações do treinador

O treinador do Nacional teceu duras críticas ao futebol português e à ausência de uma estratégia que inverta o cavar do fosso entre grandes e pequenos.

Em causa, os contratos milionários que os três grandes acabam de assinar, tendo em vista a cedência de direitos de transmissão televisiva. “Ninguém põe mão nisto”, dispara Machado.

“O que se passa no futebol não é diferente do que acontece nas outras áreas de atividade no nosso país. As grandes fortunas aumentam e o grosso da população tem grandes dificuldades. Quando todos os meios são canalizados para poucas pessoas ou entidades, é evidente que não sobra nada para os restantes”, começa por dizer.

“Este fosso que está a cavar, cada vez mais, não beneficia o futebol nem o desenvolvimento da modalidade”, critica.

O treinador do Nacional lembra o jogo renhido entre Sporting de Braga e Sporting, com vitória (4-3) para os arsenalistas e muito equilíbrio. E o resultado foi um grande espetáculo de futebol.

Para Manuel Machado, este equilíbrio está a ser colocado em causa, com estes contratos de cedência de direitos televisivos.

“O Sporting de Braga-Sporting foi um jogo fantástico e um espetáculo fantástico vende-se, puxa gente para o campo, puxa patrocinadores. Mas o pensamento de quem dirige o futebol não é esse – é de canalização dos meios (quase na sua totalidade) para os três grandes, ficando uma migalha para cada um dos outros. E o espetáculo empobrece”, acusa.

O técnico não augura um grande futuro para a liga portuguesa. “Não vejo quem ponha mão nisto. Não há nenhuma entidade que tenha conseguir fazê-lo”, lamenta.

E aponta o dedo à comunicação social, acusando-a de dar expressão ao fosso que está a ser cavado. Nas notícias, encontra “uns quadradinhos para o Tondela, para o Arouca, e dez páginas para cada um dos grande emblemas”.

Veja o vídeo da SIC Notícias, com parte da conferência de imprensa após a partida desta terça-feira.

Em destaque

Subir