Mundo

Manuel Alegre lamenta posições de Marcelo e Costa “contrárias à nossa própria História”

Manuel Alegre critica as posições “seguidistas” em relação ao governo de Madrid por parte Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. Em declarações ao Diário de Notícias, o histórico socialista considera estas posições “como contrárias à nossa tradição e nossa própria História”, lamentando a “visão acrítica” do Governo e do Presidente.

Manuel Alegre reforçou a sua posição incómoda relativamente ao apoio de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa à conduta do governo de Rajoy, agora agravada pela prisão de dirigentes catalães independentistas.

“Lamento a posição do Presidente da República, a posição do Governo e o seguidismo em relação a Madrid. São posições contrárias à nossa tradição e à nossa própria História”, referiu Alegre.

O ex-candidato presidencial reforça a sua posição lamentando “muito a visão acrítica”, e não se reconhecendo “nas posições do Presidente e do Governo relativamente a Madrid”.

Alegre considera que Portugal deveria “ter uma posição de mediação e de chamada ao diálogo entre Madrid e os responsáveis catalães”.

“A questão da Catalunha é um problema politico que não se resolve com uma visão jurídica dogmática e muito menos com prisões”, afirmou. “Não posso aplaudir as medidas de Madrid, que vão agravar as tensões na Catalunha”.

Admitindo que o governo de Puigdemont foi “muito aventurista” na gestão do processo, Manuel Alegre sublinha que agora é “hora de política, de rever a Constituição espanhola e o estatuto autonómico e de ir a votos numa perspetiva federal”.

Em destaque

Subir