Mundo

‘Manual de instruções’ para refugiados na Alemanha é gozado no Twitter

nao apalpar mulheresUma estação de televisão alemã publicou um “guia de integração” para os refugiados. Os conselhos, como “respeitar as mulheres e os homossexuais”, tornaram-se no assunto do momento para os utilizadores do Twitter. As sátiras tornaram-se mais virais do que o original.

A emissora para a Baviera da Bayerischer Rundfunk, uma estação pública de televisão, lançou em outubro do ano passado um “guia de integração” para os refugiados que pedissem asilo à Alemanha.

Este ‘manual de instruções’ só agora se está a tornar conhecido à escala mundial pelas paródias e sátiras a que deu origem no Twitter.

A publicação, com desenhos semelhantes aos sinais de segurança que se encontram nos aviões, refere normais sociais (como cumprimentos de mão e formas de estabelecer contacto visual) e apresenta vários ‘conselhos’ sobre os comportamentos em públicos.

Os refugiados são informados, através de uma imagem com dois homens de mão dada, de que, “na Alemanha, os homossexuais podem assumir as suas preferências sexuais em público”.

Os comportamentos a evitar têm cruzes de grande dimensão por cima das imagens, como a que exibe um homem com a mão no rabo de uma mulher com minissaia: “As mulheres merecem respeito, independentemente do que vestem”.

O “guia de integração” passou despercebido até Karlre Marks publicar, no Twitter, um ‘guia de integração’ para as potências ocidentais referente ao Médio Oriente: “não fazer ataques aéreos”, “não invadir com tanques” e “não deter ilegalmente cidadãos” são alguns dos ‘conselhos’ referidos.

Num outro tweet, o mesmo Karlre Marks parodiou a semelhança entre o ‘manual de instruções para refugiados’ e os avisos de segurança nos aviões. Imaginando um diálogo entre duas pessoas, a resposta a “Como vai o trabalho?” é “Assim-assim. Estou no guia de segurança de uma companhia aérea e agora num desses guias para refugiados”.

Foi o ponto de partida para uma enorme onda de paródias ao “guia de integração”, tornando o assunto num dos temas do momento na Alemanha.

Em destaque

Subir