Desporto

Mala Ciao: Benfica investigado por corrupção e tráfico de influência

A Polícia Judiciária do Porto está a investigar o Benfica e três outros clubes por suspeitas de corrupção, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem, num caso que batizou de Mala Ciao, derivado da expressão ‘jogo da mala’.

O ‘jogo da mala’, que pode consubstanciar o crime de corrupção, consiste no pagamento a atletas como incentivo extra para levarem de vencida um opositor.

No caso Mala Ciao, a denúncia anónima feita no Porto, como referiu o Benfica, refere que os encarnados terão subornado jogadores de Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves.

Segundo o Correio da Manhã, o defesa Patrick, que o Benfica emprestou ao Vitória de Setúbal, é um dos envolvidos na investigação.

Em comunicado, o Ministério Público confirmou a realização de 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, “quatro das quais a sociedades desportivas”, por práticas de “factos susceptíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem”.

Essas SAD serão as de Benfica, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves.

Em destaque

Subir