Nas Notícias

Maioria dos portugueses concorda com André Ventura na questão dos ciganos

Um inquérito da Aximage revela que uma grande maioria dos portugueses concorda com as ideias de André Ventura, candidato social-democrata à Câmara de Loures que defendeu que “os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios”.

“A etnia cigana, quer em Loures quer no resto do país, tem de interiorizar o manual do Estado de direito. E o Estado de direito não pode ter medo deles, independentemente das consequências”, afirmou André Ventura, numa entrevista ao jornal i.

Essas palavras do professor universitário e candidato do PSD à Câmara de Loures suscitaram polémica, com acusações de xenofobia. O assunto alimentou as redes sociais e páginas de jornais, durante dias, acabando por conceder mediatismo ao social-democrata.

E na ressaca nessa controvérsia, a Aximage fez uma sondagem (para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã), entre os dias 29 e 30 de agosto, realizando 597 entrevistas, colocando uma questão: concorda com as declarações de André Ventura sobre os ciganos?

Os resultados dão conta de uma maioria inequívoca de defensores da mesma ideia que André Ventura defendeu: 67,8 por cento dos entrevistados revelou concordância.

Apenas 25,2 por cento não concorda, sendo que 3,7 por cento não concorda nem discorda e outros 3,3 não tem opinião.

Ficha técnica:

Em destaque

Subir