Nas Notícias

Maior parte da população faz desporto sem estar apta para o esforço

Casos de morte súbita por esforço podem ser evitados, para prevenir a morte súbita, cuja mortalidade é superior ao cancro e sida. Miguel Ventura, coordenador do Serviço de Cardiologia da Unidade Hospitalar de Coimbra, adverte para a importância do rastreio e tratamento antecipados da doença coronária, a principal causa de morte súbita. Já pensou em procurar um médico, antes de encontrar o ‘personal trainer’?

O rastreio clássico da doença coronária – de que é exemplo a prova de esforço – deteta apenas a doença coronária obstrutiva, mas a morte súbita ocorre também devido a doença coronária não obstrutiva, não detetável na prova de esforço.

“Estes métodos de rastreio já estão ultrapassados, hoje em dia temos disponíveis testes anatómicos não invasivos, como o score de cálcio coronário e a angiotomografia coronária, que permitem detetar casos de doença coronária não obstrutiva e aconselhar corretamente os doentes quanto à prática desportiva”, explica Miguel Ventura, coordenador do Serviço de Cardiologia da Idealmed UHC – Unidade Hospitalar de Coimbra.

“As pessoas ainda pensam que podem ir para um ginásio sem qualquer preocupação”, diz o especialista, alertando também para o facto de os desfibrilhadores não estarem disponíveis nestes espaços de prática desportiva, o que impede uma correta atuação em caso de morte súbita.

“Num caso de paragem cardíaca temos apenas quatro minutos para salvar aquela pessoa. Prevenir a morte súbita também implica que sejam colocados desfibrilhadores externos em espaços públicos e de grande afluência de pessoas”, acrescenta Miguel Ventura.

Os dispositivos de monitorização de longa duração, conhecidos por registador de longa duração, são igualmente relevantes na prevenção da morte súbita, segundo Miguel Ventura. O especialista esclarece que estes dispositivos permitem detetar casos e salvar vidas que de outra forma se perderiam.

Estima-se que a morte súbita, afete, anualmente, 14 mil pessoas em Portugal, sendo esta a causa de uma em cada cinco mortes por doença cardiovascular.

A Idealmed UHC promove dia 8 de fevereiro, pelas 20h30, a reunião “Morte Súbita, como prevenir na atualidade?”, que visa abordar a realidade portuguesa em torno do tema da morte súbita e as formas de prevenção atuais.

A iniciativa, gratuita e destinada a médicos de Medicina Geral e Familiar, internistas, cardiologistas e médicos de outras especialidades com interesse no tema da morte súbita, é organizada pela Idealmed.

Em destaque

Subir