Nas Notícias

MAI “não vê inconveniente” que relatório sobre Pedrógão seja divulgado

O Ministério da Administração Interna esclareceu hoje que o Governo aceita, e já o disse ao Ministério Público, a divulgação de um relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande, do ano passado, até agora por divulgar.

Segundo uma nota do Ministério, “o Governo reafirma que nada tem a esconder relativamente ao pleno apuramento dos factos relativos aos incêndios de Pedrógão Grande e de outubro de 2017”.

O relatório da auditoria, efetuada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, foi de imediato remetido ao Ministério Público, diz-se na nota, na qual se acrescenta: “Face à especulação entretanto criada, o Governo não vê inconveniente na publicitação do relatório, o que transmitiu à senhora procuradora-geral da República, de modo a que seja avaliado o levantamento do segredo de justiça”.

O relatório, conforme noticiou hoje o jornal Público, indica que houve documentos apagados ou destruídos e que o combate ao incêndio teve falhas graves.

O relatório tem quase seis meses, mas não era conhecido do público.

Hoje em declarações á Lusa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que o relatório foi enviado de imediato, mal foi concluído, ao Ministério Público e à Inspeção-Geral de Administração Interna.

O PSD e o CDS-PP anunciaram hoje na Assembleia da República que iriam pedir o acesso ao relatório.

Em destaque

Subir