Mundo

Mãe de menina com leucemia com direito a 330 folgas… dos colegas

leucemia-claireNathalie Simonet não tem colegas de trabalho: tem amigos. Centenas de funcionários cederam folgas a esta mãe que tem uma filha com leucemia linfoblástica: ao todo, são 330 dias de folga para que Nathalie possa acompanhar a pequena Claire.

A menina, de 12 anos, teve de fazer quimioterapia ao longo de seis meses, o que obrigou a mãe a meter férias, fazer trocas e a esgotar todos os períodos de descanso.

Mas Nathalie Simonet nem sabia o que lhe havia de acontecer. Aproveitando uma lei recente, cada um dos 30 colegas da loja onde trabalha, em Domerát, cedeu uma folga para que a mãe pudesse acompanhar Claire ao longo do tratamento.

Só que a loja na qual trabalha há 20 anos faz parte de uma cadeia presente em toda a França e mais centenas de trabalhadores, ao saberem do drama que se abateu sobre a família Simonet, não hesitaram em fazer o mesmo, apesar de nem sequer conhecerem a colega de trabalho.

Houve até uma pessoa, um herói ainda anónimo, que cedeu uma semana inteira.

Ao todo, Nathalie Simonet ganhou 330 dias graças à ‘lei Mathys’, de 2014, que permite a um funcionário ceder a folga a um colega que tenha um descendente com menos de 20 anos e que sofra de doença grave.

“Foi uma lufada de ar”, desabafou esta mãe, que depende do salário para custear o tratamento da pequena Claire.

Em destaque

Subir