Mundo

Mãe detida depois de submeter filho saudável a 13 cirurgias e a 323 idas ao médico

Uma mulher de 34 anos foi detida, no Texas, Estados Unidos, depois de ter levado o filho menor e perfeitamente saudável ao médio por 323 ocasiões. Além das consultas, o pequeno foi desnecessariamente submetido a 13 cirurgias dispensáveis.

Segundo as autoridades locais, o caso foi identificado quando Kaylene Bowe levou o filho a unidade hospitalar alegando que este teria sofrido um ataque epiléptico.

De acordo com o Star-telegram, a criança terá efetivamente sofrido “um tremor geral no corpo todo”, mas a equipa médica não encontrou provas de que tivesse sido um ataque.

Nesse contexto, os médicos concluíram que os sintomas de Christopher tinham sido causados intencionalmente pela mãe, tendo imediatamente alertado a Proteção de Menores.

Em tribunal, o pai da criança acabou por confiar que o filho está saudável, sendo que a mãe viria a ser detida por negligência e maus tratos.

Os Serviços Sociais descobriram que o rapaz havia sido submetido a 13 operações desnecessárias e que, além disso, a mãe teria tentado inscrevê-lo numa lista para transplante de pulmão, de forma a receber cuidados paliativos.

Christopher acabou sujeito a respiração assistida e obrigado a andar de cadeira de rodas.

Suspeita-se que a mãe sofra de um distúrbio mental intitulado de Síndrome de Munchhausen, um problema psicológico que leva a que a pessoa invente e imagino sintomas falsos de várias doenças.

Atualmente, Christopher está numa casa de acolhimento, onde recebe visitas do pai uma vez por semana.

Em destaque

Subir