Mundo

Mãe vai à televisão revelar caso de bebés trocados no hospital há 28 anos

Uma chinesa acusou, através de um programa de televisão, o Primeiro Hospital Maternidade e Infantil de Xangai de ter trocado de dois bebés. A troca ocorreu há 28 anos e foi confirmada através de um teste de ADN feito pelo suposto pai.

A queixosa, identificada apenas pelo apelido Zhang, lembrou que o bebé se recusava a mamar, mas aceitava ser amamentado pela mulher que estava numa cama ao lado.

A direção do hospital revelou estar “profundamente chocada” com este erro e prometeu abrir um inquérito para apurar tudo o que for possível, pois “é difícil averiguar a verdade de algo que ocorreu há 28 anos”.

Zhang, que fez uma cesariana a 27 de fevereiro de 1989, exige agora uma indemnização de 1,3 milhões de yuan, cerca de 163 mil euros.

A troca dos bebés desfez a família, pois o suposto pai nunca se conformou com a falta de semelhanças e chegou mesmo a acusar a mulher de o ter traído.

Em 2011, oito anos após ter pedido o divórcio, o homem pediu um teste, que confirmou o erro do hospital: o suposto filho não tinha o ADN de nenhum dos pais. O exame foi repetido no ano passado, com igual resultado.

A mãe tentou obter registos do hospital, para apurar quem é o filho que deu à luz há 28 anos, mas não existe qualquer documentação, o que levou a mulher a avançar para tribunal.

Em destaque

Subir