Desporto

Madeira Rodrigues pede auditoria a 10 transferências no Sporting

O candidato derrotado nas eleições à presidência do Sporting solicitou uma auditoria às transferências de 10 jogadores dos leões. Numa carta enviada ao Conselho Fiscal da SAD e à CMVM, Pedro Madeira Rodrigues sustenta esta diligência nas “acusações públicas graves”, feitas contra Bruno de Carvalho na contratação de Tanaka.

“Tendo em conta as recentes acusações públicas graves, nomeadamente a do crime de peculato, feitas contra o actual Presidente do Clube, Bruno de Carvalho, a respeito do processo de aquisição dos direitos económicos e desportivos do jogador Junya Tanaka (…), venho por este meio solicitar a realização de uma auditoria urgente à transferência de alguns jogadores da equipa principal de futebol”, escreve Pedro Madeira Rodrigues.

O objetivo desta diligência é “defender o nome do atual presidente e do próprio Sporting e esclarecer quaisquer dúvidas que existam”.

Além de Tanaka, Madeira Rodrigues quer ver esclarecida a “alienação dos direitos económicos e desportivos do jogador Ruben Semedo, que tem tido igualmente forte repercussão pública”.

A auditoria, “numa primeira fase”, poderá “ficar limitada aos processos de transferência dos seguintes 10 jogadores”, realça Pedro Madeira Rodrigues, referindo-se às seguintes aquisições:

“Alan Ruiz (aquisição) – Comissão declarada de 1 Milhão euro (700 mil para a Admira Partners e 300 mil para a Costa Aguiar Sports); Bruma (alienação) – Comissão declarada de 800 mil euro para a Buttonpath; Bruno César (aquisição) – Comissão declarada de 1 Milhão e 300 mil euro para a Costa Aguiar Sports; Cédric Soares (alienação) – Comissão declarada de 600 mil euro para a Buttonpath; Fredy Montero (alienação) – Comissão declarada de 350 mil euro para a Proeleven (aqui a dúvida levantada prende-se com o valor real da alienação); Junya Tanaka (aquisição) – Comissão declarada de 500 mil para a B.I.S.C; Marvin Zeegelaar (alienação) – Comissão declarada de 300 mil euro para a Buttonpath; Naldo (alienação) – Comissão declarada de 360 mil euro para a Buttonpath; Paulo Oliveira (alienação) – Comissão declarada de 230 mil euro para a Buttonpath; Ruben Semedo (alienação) – Comissão declarada de 1,4M euro para a Buttonpath”.

Pedro Madeira Rodrigues pede “uma entidade externa e independente”. E solicita celeridade: “conclusão se possível até final deste ano”.

Em destaque

Subir