Ciência

Maçã para transplante: Cientistas criam tecido humano com a estrutura do fruto

Um biofísico canadiano extraiu o ADN da maçã e com a estrutura criou uma orelha. É a prova de que produtos “convencionais” podem dar origem a tecido humano para transplante.

Uma maçã por dia a visita ao médico adia… ou antecipa, no caso de ser necessário um transplante.

A equipa de Andrew Pelling, biofísico da Universidade de Ottawa (Canadá), desenvolveu uma orelha humana a partir de uma simples… maçã.

Após extrair as células e o ADN das maçãs, os cientistas aproveitaram a estrutura de celulose (que confere a dureza ao fruto) para nela implantar células vivas (incluindo humanas) e, para demonstrar que é possível ‘construir’ partes do corpo humano, a equipa criou uma orelha.

“Há uma enorme necessidade neste tipo de suportes para a medicina regenerativa levar a cabo os implantes em pacientes com tecidos danificados ou doentes”, salientou Andrew Pelling, em declarações à BBC.

“Os médicos e dentistas usam essas estruturas para fazer enxertos de pele e de osso e para reparar joelhos danificados, ligamentos e gengivas”, exemplificou o biofísico.

A grande vantagem do recurso a estes produtos “convencionais”, como frutos e flores, é o baixo custo por comparação com os utilizados atualmente na medicina regenerativa, derivados de cadáveres ou de animais.

No presente, um enxerto de tecido humano pode custar entre 30 a 1500 dólares por centímetro quadrado.

Depois de observar a formação dos vasos sanguíneos na orelha feita a partir da estrutura de celulose da maçã, a equipa de Pelling planeia estudar o desenvolvimento de nervos e vasos sanguíneos a partir dos… espargos.

Em destaque

Subir