Mundo

Lusodescendente recebe 380 mil euros após 11 dias preso por engano

O início da história remonta a Abril deste ano, quando Matthew Rodrigues abandonou uma festa em Des Moines, nos Estados Unidos, tendo sido abordado por vários agentes policiais. Mathew foi acusado de abuso sexual, mas sempre clamou a sua inocência. Acabou detido injustamente por 11 dias, tendo depois sido libertado e indemnizado em 380 mil euros.

Onze dias. Foi o tempo que o lusodescendente a viver nos Estados Unidos, Matthew Rodrigues, passou preso injustamente.

Apesar de defender sempre a sua inocência, tendo inclusive pedido que analisassem provas que o pudessem demonstrar, Matthew acabou detido devido a um “erro”.

“Havia literalmente 13, 14 polícias ali. É o que mais me surpreende, que um erro tão grande tenha sido cometido com tantos agentes ali”, explicou Matthew a um canal local, citado pela Sábado.

As autoridades procuravam um homem, mexicano, que encaixava na descrição física de Matthew. O lusodescendente foi acusado de assédio sexual e levado para a prisão do condado de Dallas, onde passou os seguintes onze dias a tentar provar a sua inocência.

“Tentei contactar a polícia para lhes pedir que vissem o vídeo, a tentar fazer tudo o que podia para que o fizessem. O vídeo era a chave para a minha liberdade e demoraram onze dias até o verem”, conta Matthew, para quem o episódio foi um caso de “discriminação racial”.

“Honestamente, foi um caso de discriminação racial. Aproximaram-se porque disseram que era um homem hispânico. Aproximaram-se por isso, nada mais”, explica, citado pela Sábado.

Depois de verem o vídeo, as autoridades declaram Matthew inocente e libertaram-se. Como indemnização, foi-lhe atribuído um valor de 380 mil euros.

Entretanto, Salvador Pineda Jr foi detido pelo crime que Matthew havia sido acusado.

Em destaque

Subir