Cultura

Lotte Reiniger lembrada pela Google no 117.º aniversário (com vídeo)

O talento de Lotte Reiniger, uma das figuras maiores do cinema de animação, é recriado com um Google doodle, neste dia 2 de junho, em que se assinala o 117.º aniversário da artista alemã. Lotte Reiniger criou uma técnica única, que não teve herdeiros. E por isso permanece única.

Lotte Reiniger é um dos símbolos da arte do cinema de animação e merece uma homenagem da Google, que recria a técnica desta artista, as sombras que ganham vida para contar ou recriar histórias.

A artista nasceu em Charlottenburg, na Alemanha, a 2 de junho de 1899. Lotte Reiniger criou filmes fantásticos, usando cartolina preta, tesouras e ilimitada imaginação, ainda antes de Walt Disney.

Lotte Reiniger foi pioneira numa técnica inigualável de contar histórias, criando personagens em papel e dando-lhes vida.

Mas não são apenas as histórias de silhuetas de Reiniger que marcam esta grande figura do cinema de animação. É a forma como inspirou outros artistas – ninguém fez como Lotte, mas muitos beberam do seu talento.

O teatro de sombras foi transportado por Lotte Reiniger para o cinema. A mulher que sonhara ser atriz cria, em 1919, o primeiro filme, chamado ‘Das Ornamentdes verliebten Herzens’. Mas recriou os grandes contos de fadas, com as suas sombras encantadoras.

Veja a ‘curta-metragem’ que recorda a obra de uma figura única do mundo das artes.

Em destaque

Subir