Mundo

Londres combate poluição com imposto sobre veículos

Para combater a poluição atmosférica, a autarquia de Londres implementou, a partir desta segunda-feira, a T-Charge, uma tarifa diária no valor de 10 libras – 11,20 euros – destinada aos veículos diesel com maior índice de poluição. Segundo o gabinete do mayor da cidade, Sadiq Khan, a qualidade do ar em várias zonas da cidade é inferior aos limites mínimos impostos pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com a agência Bloomberg, esta tarifa será paga, maioritariamente, por condutores de veículos diesel anteriores ao ano de 2006, mas não vem substituir a atual taxa relativa ao congestionamento.

Neste sentido, haverá condutores que serão obrigados a pagar um total de 21,50 libras diárias, cerca de 24 euros, para poderem levar os veículos até à zona central da cidade que, a partir de 2019, estará reservada ao trânsito de veículos de emissões ultra reduzidas.

“O dia de hoje marca uma nova efeméride neste percurso, com a introdução da T-Charge, que pretende encorajar os condutores a pôr de lado veículos poluentes e perigosos”, explica Khan, citado pela Bloomberg.

A medida, que deverá afetar até 34 mil veículos mensalmente, segundo a autarquia londrina, motivou elogios por organizações como a Fundação Britânica do Coração ou a Greenpeace.

Em declarações à Bloomberg, Rosie Rogers, da Greenpeace, aplaudiu a iniciativa e deixou um recado ao governo.

“Londres junta-se, assim, a Paris, Copenhaga e outras cidades progressistas na tomada de medidas urgentes para retirar das ruas veículos diesel poluentes”, disse Rosie Rogers. E acrescentou: “A bola está agora do lado do Governo nacional, que deve compreender a urgência desta situação e tomar medidas significativas para reduzir os níveis de poluição atmosférica, que está a afetar a saúde das pessoas um pouco por todo o Reino Unido”.

Em destaque

Subir