Nas Notícias

Lisboa recebe a maior competição de apps para mudar o mundo criadas por jovens

A cidade de Lisboa é hoje palco da maior competição pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. No terceiro e último encontro regional do Apps for Good, que decorrerá esta tarde no Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

O encontro de hoje tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e contará com a presença de vários membros do governo autárquico,da Fundação Calouste Gulbenkian, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção Geral da Educação, do Portugal Inovação Social, da Fundação EDP, da Associação Nacional de Professores de Informática, e da Associação Nacional de Professores de Inglês.

Lançado há cinco anos pelo CDI, o ‘Apps for Good’ é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.

O objetivo do programa é o desenvolvimento de apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do projeto decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas.

O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular. No final do projeto, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu Pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções. Este ano letivo 2016/17 vão a concurso 140 ideias de apps.

“O Apps for Good desenvolve a capacidade criativa e empreendedora dos jovens, sendo a tecnologia um meio e não apenas um fim, na resolução de problemas e de causas sociais que permitam criar uma sociedade mais cívica e mais sustentável”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI.

Em destaque

Subir