Nas Notícias

Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro, revelou este sábado à agência Lusa, na sequência do anúncio feito pela European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe), que Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021

Duarte Cordeiro, também vereador do Desporto da CML, indicou à agência Lusa que o anúncio foi feito no final de um jantar, em Lisboa, entre a comunidade desportiva de Lisboa e o comité do ACES Europe, que visitou a cidade para avaliar as condições técnicas para a realização do evento.

“Não foi uma surpresa. Achámos sempre que Lisboa vencera”, afirmou Duarte Cordeiro, que considerou a escolha como o “culminar de todo um percurso que tem sido seguido de maneira a aumentar de forma significativa a atividade desportiva”.

A capital portuguesa competia com Haia, na Holanda, a cidade visitada pelo comité na semana passada.

Na passada sexta-feira, em conferência de imprensa, o vereador do Desporto da CML havia dito que o município de Lisboa tem como plano o investimento de 26 milhões de euros em equipamentos desportivos até 2021.

“Temos todo um investimento preparado até 2021, que estimamos em 26 milhões de euros”, tinha dito Duarte Cordeiro, especificando que o montante se destina a “equipamentos, seja na beneficiação ou requalificação”.

Para o vereador, a capital “é uma referência a nível europeu para acolher grandes eventos internacionais”, já que recebeu, entre 2012 e 2016 “309 grandes eventos desportivos”.

O trabalho desenvolvido pelo anterior vereador do Desporto, Jorge Máximo, foi também merecedor de palavras de apreço, uma vez que foi ele quem liderou a maior parte do processo de candidatura, com início em 2016.

 

Em destaque

Subir