Nas Notícias

Língua portuguesa entre as mais poderosas do mundo

A língua portuguesa foi destacada pelo ‘Power Language Index’ (PLI) como uma das 10 línguas mais poderosas no mundo. O ponto forte do português é a capacidade de participar numa economia e a aptidão para o diálogo.  No topo das línguas mais poderosas encontram-se o inglês, mandarim e francês.

Hoje em dia são utilizados mais de 6000 idiomas em todo o mundo, mas apenas 15 têm um número relevante de falantes. No entanto, 10 línguas conseguiram ganhar o título de mais poderosas.

Para elaborar essa lista, os responsáveis do PLI mediram a utilidade de uma língua para um ser humano representativo e não para um indivíduo particular.

O índice teve em conta vários critérios e a importância de cada um: geografia (capacidade de viajar), economia (capacidade de participar numa economia), comunicação (capacidade de diálogo), conhecimento e meios de comunicação (capacidade de consumir conhecimentos) e diplomacia (capacidade de se alicerçar nas relações internacionais).

De acordo com o PLI, que foi divulgado pelo Fórum Económico Mundial, Portugal encontra-se na nona posição da lista das 10 línguas mais poderosas do mundo, isto é, aquelas que os autores consideram ser as que têm mais utilidade.

No topo da lista, curiosamente, as seis línguas mais poderosas correspondem às línguas oficiais da ONU. A lista é liderada pelo inglês, seguindo-se o mandarim, francês, espanhol, árabe e russo.

Confira na tabela abaixo a lista completa:

 

 

Em destaque

Subir