Crónicas

Limpeza ou Conspiração ?

«Aquele que sabe como lisonjear também sabe como caluniar.»
Napoleão Bonaparte

A eleição da primeira mulher como presidente na Coreia do Sul prometia grandes coisas, uma das promessas feitas pela candidata era de que não ser como os seus antecessores. Os eleitores sul coreanos acreditaram nela, e nem o passado do pai da candidata foi considerado na altura de votar.

Uma nova época inicia-se naquele país. Meses depois um choque fez os sul coreanos esquecerem os dramas com a Coreia do Norte, e o motivo: o processo de destituição da presidente!

Uma série de escândalos financeiros e de corrupção abalaram a sociedade sul coreana, mas o maior abalo de todos surgiu quando a proximidade da presidente a alguns dos envolvidos no escândalo se tornou pública. Entre os nomes envolvidos estão altos dirigentes da Samsung.

A presidente sul coreana foi afastada do cargo e aguarda o processo de destituição que irá decorrer nos próximos meses. Dada a frequência com que os parlamentares sul coreanos acabam as discussões recorrendo a confrontos físicos, animação não faltará naquele país.

É quase impossível não encontrar uma semelhança entre a situação atual na Coreia do Sul e a destituição de Dilma Roussef no Brasil. Como se tivessem seguido o mesmo livro de instruções! é claro que os brasileiros estão num capítulo mais avançado, afinal agora existe a possibilidade do presidente que substitui a presidente destituída ser ele próprio alvo de um processo de destituição. Resta saber quem sobrevive sem manchas com tanta roupa suja a ser lavada em praça pública!


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir