Nas Notícias

Limpeza das florestas: “Não há multas até junho”, garante Costa

O primeiro-ministro António Costa revelou nesta quinta-feira que, “até junho, não serão aplicadas multas” aos proprietários que não procederem à limpeza dos seus terrenos.

Numa declaração aos jornalistas, António Costa manifestou compreensão relativamente às dificuldades que os donos dos terrenos estão a enfrentar, para cumprirem as obrigações legais de limpeza dos seus terrenos.

“Não há multas até junho. A GNR vai estar no terreno, vai levantar autos, mas até junho não haverá coimas, se os proprietários até lá cumprirem as suas obrigações”, explicou António Costa.

O Governo tomou esta decisão depois de verificar que há proprietários com “fracos recursos” e outros que enfrentam “dificuldades na contratação” do serviço.

“A lei será aplicada com bom-senso, mas cada árvore que esteja onde não deva estar é um risco de incêndio que queremos diminuir e uma vida que estamos a salvar”, alertou.

O prazo para a limpeza termina hoje, segundo confirmou o ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos, em declarações à Renascença.

Numa entrevista a essa rádio, Capoulas dos Santos revelara que o Governo iria ser compreensivo.

“Um proprietário que demonstre que não conseguiu fazer a limpeza devido ao mau tempo ou porque o empreiteiro só podia daqui a uma semana, penso que não será por isso que terá uma multa”, disse.

Em destaque

Subir