Desporto

Liga Zon Sagres: FC Porto e Sporting desiludem; Benfica recupera liderança (resultados)

benfica lima 1Águias sofreram para vencer o Paços de Ferreira na sexta-feira. Jackson Martínez evitou derrota em Vila do Conde. Em Alvalade, novo empate e cinco pontos de atraso para a liderança.

Esta jornada cinco fica marcada pela nova troca na liderança do campeonato. O Benfica venceu em Paços de Ferreira e viu no dia a seguir o FC Porto marcar passo em Vila do Conde. Horas antes, em Alvalade, o Sporting empatava a dois com o Estoril.

Paços de Ferreira-Benfica
Jorge Jesus deu pela primeira vez a titularidade a Lima. Com Cardozo fora da partida por lesão, Rodrigo e o sx-SC Braga constituíram a dupla de atacantes na Capital do Móvel. Contudo, o jogo esteve longe de ser fácil para as águias. Em vários períodos de jogo, o Paços de Ferreira foi mesmo a melhor equipa a praticar futebol.

A formação da casa foi a primeira a chegar ao golo. Cícero, à passagem do minuto 16, dava a vantagem à formação comandada por Paulo Fonseca. Vantagem que durou apenas dois minutos. Cássio deixa a bola fugir após um cruzamento da esquerda e Lima, farejando a baliza, acaba por fazer o empate.

O golo da vitória dos encarnados surge já no segundo tempo. Aos 71, a defesa do Paços de Ferreira atrapalha-se e permite a Maxi Pereira deixar a bola para Lima, que bisa e coloca as águias em vantagem.

O Benfica esteve longe de fazer um grande jogo. Certo é que, caso o Paços de Ferreira mantenha este nível em casa, será muito difícil alguém ir lá roubar pontos. Destaque inevitável para Lima. Três golos em dois jogos, e quatro pontos dados à equipa.

Sporting-Estoril
Após a vitória frente ao Gil Vicente, exigia-se nas bancadas novo triunfo frente ao Estoril. A equipa de Marco Silva conseguiria no entanto colocar-se em vantagem ainda na primeira parte, por Steven Vitória, na marcação de uma grande penalidade. No segundo tempo, apenas 13 minutos de jogo e o Estoril já ganhava por dois. Num contra-ataque perfeito, Luís Leal bate Rui Patrício pela segunda vez.

Os leões acabariam por reagir já nos 15 minutos finais do jogo. Auto-golo de Anderson Luís, aos 76, após um cruzamento de Viola. Depois Ricky Van Wolfswinkel, aos 84, aproveitando um remate de André Martins para desviar para a baliza.

O empate a dois deixa a equipa de Ricardo Sá Pinto a cinco pontos da liderança quando estão apenas jogadas cinco jornadas. Ouviram-se assobios em Alvalade e até houve lenços brancos nas bancadas.

Rio Ave-FC Porto
Em Vila do Conde, no sábado, o FC Porto sabia que era preciso vencer o Rio Ave para voltar à liderança. Os dragões estiveram a vencer até bem perto do final, altura em que o médio Tarantini abriu o livro.

A equipa de Vítor Pereira chegou à vantagem na primeira parte, aos 32 minutos. James bate de livre, Oblak ainda defende o remate com uma boa defesa mas a bola acabaria por sobrar para a cabeça de Miguel Lopes, que se estreou assim a marcar pelos azuis e brancos.

Na segunda metade, a substituição de Lucho tirou ao FC Porto a supremacia no meio campo, que viria pouco tempo depois a fazer estragos. Tarantini, aos 78 e 85, colocou a formação da casa em vantagem, primeiro aproveitando um erro de Fernando e depois num remate potente de fora de área, sem qualquer hipótese para Helton.

A noite só não foi um desastre para Vítor Pereira porque Jackson Martínez, em cima do minuto 90, aproveita um excelente cruzamento de Miguel Lopes na direita e repõe a igualdade.

Empate a duas bolas e liderança perdida para o Benfica. Os dragões têm os mesmos pontos que as águias.

Outros destaques
Vitória do SC Braga no dérbi minhoto frente ao Vitória de Guimarães. A formação de José Peseiro superiorizou-se e bateu a formação da cidade berço. Éder, aos 55, e Hugo Viana, aos 86, deram a vitória aos forasteiros.

Veja aqui todos os resultados da jornada cinco da Liga Zon Sagres:
Paços de Ferreira 1-2 Benfica;
Vit. Guimarães 0-2 SC Braga;
Sporting 2-2 Estoril;
Rio Ave 2-2 FC Porto;
Olhanense 1-2 Nacional;
Beira-Mar 1-1 Vit. Setúbal;
Gil Vicente 4-3 Moreirense;
Marítimo 0-2 Académica.

Classificação:
1.º- Benfica: 5 jogos, 11 pontos;
2.º- FC Porto: 5, 11;
3.º- SC Braga: 5, 10;
4.º- Académica: 5, 7;
5.º- Estoril: 5, 6;
6.º- Paços de Ferreira: 5, 6;
7.º- Gil Vicente: 5, 6;
8.º- Sporting: 5, 6;
9.º- Vit. Setúbal: 5, 6;
10.º- Moreirense: 5, 5;
11.º- Rio Ave: 5, 5;
12.º- Marítimo: 5, 5;
13.º- Nacional: 5, 5;
14.º- Vit. Guimarães: 5, 5;
15.º- Olhanense: 5, 4;
16.º- Beira-Mar: 5, 3.

Em destaque

Subir