Saúde

Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza encontro nacional

liga_portuguesa_contra_cancroNo âmbito das comemorações do 70.º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realiza-se em Coimbra o I Encontro Nacional do Movimento Vencer e Viver, no dia 18 de novembro.

Pretende-se com este Encontro dar particular destaque às problemáticas sentidas pelas mulheres com cancro da mama, promovendo um espaço de diálogo e partilha de experiências e conhecimentos.

“Este encontro resulta da necessidade de reunir pela primeira vez em Portugal um conjunto significativo de mulheres que já viveram um cancro da mama e que através do voluntariado fazem uso da sua experiência para ajudar outras mulheres com a mesma doença. Para além de poderem partilhar as suas experiências, este encontro é também uma oportunidade para as mulheres poderem ver esclarecidas as suas dúvidas sobre o cancro da mama e sobre as dificuldades emocionais e familiares que lhe estão associadas”, explica Carlos de Oliveira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O programa do Encontro irá dar voz às sobreviventes de cancro da mama, nomeadamente as voluntárias do Movimento Vencer e Viver que, em quatro painéis de discussão, irão apresentar as suas perspetivas sobre temáticas como: Papel do Movimento Vencer e Viver no apoio à mulher com cancro da mama; Aspetos psicológicos e sexualidade; Reconstrução mamária e reabilitação; e por último, Nutrição e cancro da mama. Em cada um destes painéis, para além das voluntárias que irão expor as suas opiniões bem como apresentar as suas dúvidas, estará presente um especialista em cada uma destas áreas.

Além destes painéis de discussão, irão realizar-se três conferências que serão proferidas por especialistas nacionais que abordarão as seguintes temáticas: gravidez associada ao cancro da mama; cancro hereditário e aconselhamento genético; papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro na luta contra o cancro da mama.

Este I Encontro será dirigido a todas as voluntárias que integram o Movimento Vencer e Viver, contemplando também a participação, mediante inscrição, de mulheres que possam estar a viver ou já tenham vivido uma experiência de cancro da mama, estudantes na área da saúde, profissionais de saúde e comunidade em geral.

O I Encontro Nacional do MVV terá lugar no dia 18 de novembro, no Centro de Congressos do Hotel Dª Inês em Coimbra. A pré-inscrição no Encontro pode fazer-se através do preenchimento do formulário online disponível em www.ligacontracancro.pt, até ao dia 11 de novembro ou através de contacto telefónico para o número 238 487 490.

Movimento Vencer e Viver

O Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro é um movimento de entre-ajuda que tem por objetivo o apoio a todas as mulheres com cancro da mama, familiares e amigos.

É constituído por mulheres que já passaram pela experiência de cancro da mama e que voluntariamente oferecem o seu testemunho e uma palavra amiga à mulher que possa estar a viver uma situação semelhante.

Além deste apoio emocional, a voluntária contribuiu de uma forma ativa na escolha de materiais ortopédicos (próteses mamária e capilares, suportes, fatos de banho, entre outros) que podem ser adquiridos através do Movimento Vencer e Viver.

No ano em que a Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora o seu 70.º aniversário e simultaneamente, Ano Europeu do Voluntariado (AEV-2011), esta instituição aposta cada vez mais no reforço do seu voluntariado, uma das formas mais importantes de cidadania ativa, e através do qual a LPCC tem permitido apoiar milhares de doentes oncológicos em todo o país ao longo dos 70 anos da história desta Instituição. 

 

Mais partilhadas da semana

Subir