Fórmula 1

Lewis Hamilton vence em Singapura e desempata liderança na Fórmula 1

Ao impor-se no Grande Prémio de Singapura, disputado este domingo no traçado urbano de Marina Bay, Lewis Hamiton desempatou a liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Um triunfo que se começou a ‘desenhar’ depois do acidente após a largada que eliminou, de ‘uma assentada’, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel e Max Verstappen.

Partindo de quinto, Hamilton conseguiu evitar a confusão na largada e assumir o comando, que depois conseguiu gerir ao longo da prova, apesar das situações de bandeiras amarelas e da pista começar a secar na fase final.

Antes da corrida ninguém esperaria o que se iria passar após a largada, pois se a pista molhada apresentava um desafio ao nível dos pneus, sendo obrigatório que os pilotos montassem borrachas para chuva moderada, nada fazia prever que os pilotos da Ferrari se envolvessem num toque que acabou por lhes custar uma corrida que lhes parecia favorável.

Largando de terceiro Raikkonen fez um bom arranque, conseguiu passar Verstappen pelo lado esquerdo da reta da meta mas depois, sem espaço, o holandês acabou tocar no Ferrari do finlandês, fazendo este perder o controlo do seu monolugar e embater no seu companheiro de equipa, que com o seu carro desequilibrado chegaria só à terceira curva, não evitando um pião e a colisão no muro.

Vettel ficava fora de prova como Raikkonen e Verstappen, num acidente que na primeira curva também atingiu o McLaren de Fernando Alonso. O espanhol ainda tentou prosseguir em prova, mas acabaria mais tarde por também abandonar.

Com pista livre à sua frente Lewis Hamilton conseguiu liderar de princípio ao fim, fazendo as trocas de pneus nos momentos certos, tal como Daniel Ricciardo, que nunca conseguiu surpreender o britânico da Mercedes, numa pista que à priori seria a grande oportunidade de vitória para a Red Bull.

Valtteri Bottas teve um começo de corrida complicado, mas conseguiria recompor-se para terminar no último lugar do pódio, à frente do melhor dos ‘outros’, que desta vez foi Carlos Sainz Jr. No entanto espanhol da Toro Rosso beneficiou dos problemas que levaram Nico Hulkenberg a abandonar com problemas no seu Renault.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 2h03m23,543s
2º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 4,507s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) + 8,800s
4º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 22,822s
5º Sergio Pérez (Force India) + 25,359s
6º Jolyon Palmer (Renault) + 27,259s
7º Stoffel Vandoorne (McLaren) + 30,388s
8º Lance Stroll (Williams) + 41,696s
9º Romain Grosjean (Haas) + 43,282s
10º Esteban Ocon (Force India) + 44,795s

Em destaque

Subir