Fórmula 1

Lewis Hamilton com a primeira ‘pole’ do ano na Fórmula 1

Lewis Hamilton começou a temporada de Fórmula 1 com uma ‘pole position’ que confirmou o favoritismo que lhe era atribuído. Na qualificação para o Grande Prémio da Austrália o britânico da Mercedes efetuou a sua melhor volta em 1m22,188s, batendo por menos de três décimas Sebastian Vettel.

Foi um excelente desempenho do vice-campeão do mundo como o foi de Vettel e da Ferrari, já que o alemão se interpôs entre os dois pilotos da Mercedes, uma vez que Valtteri Bottas logrou apenas o terceiro tempo na qualificação.

Sebastian Vettel ficou muito mais perto de Lewis Hamilton do que sucedera na pista de Albert Park no ano passado. Isto enquanto o britânico baixou o seu tempo em mais de um segundo ao longo das três sessões de qualificação.

Valtteri Bottas não se mostrou satisfeito em ser terceiro na sua primeira qualificação pela Mercedes, assumindo que queria mais. O finlandês ficou a quase três décimas do seu companheiro de equipa, e dá nota positiva à equipa e à forma como se adaptou à mesma.

A Ferrari mostrou que está mais perto da Mercedes também pelo quarto tempo conseguido por Kimi Raikkonen, ainda que o finlandês não tenha conseguido rodar abaixo de 1m23s como fizeram os três mais rápidos.

Ainda assim ‘Ice Man’ relegou Max Verstappen para terceira fila da grelha, aos comandos do único Red Bull a terminar a terceira qualificação. Isto porque o ‘herói’ da casa, Daniel Ricciardo perdeu o controlo do seu RB13 na saída da curva 14, danificando o carro e não conseguindo concluir a Q3.

Romain Grosjean e Felipe Massa agradeceram para chegarem ao sexto e sétimo postos do ‘grid’, com o francês a mostrar que o Haas V-17 ‘vale’ mais do que mostrou nos testes de Barcelona e o brasileiro a confirmar que o Williams FW40 é um carro bem ‘nascido’.

Completaram o top dez os dois pilotos da Toro Rosso, Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat, mostrando que possivelmente há que contar com eles para a corrida de domingo. Um contraste com a Force India, onde Sergio Perez não foi além do 12º tempo, diante de um Fernando Alonso lutador contra a falta de competitividade do McLaren.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m22,188s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m22,456s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m22,481s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m23,033s
5º Max Verstappen (Red Bull) 1m23,485s
6º Romain Grosjean (Haas) 1m24,074s
7º Felipe Massa (Williams) 1m24,443s
8º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m24,487s
9º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m24,512s
10º Daniel Ricciardo (Red Bull)

Em destaque

Subir