Fórmula 1

Lewis Hamilton imparável nos Estados Unidos

lewishamiltoneua4

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Circuito das Américas, em Austin. O britânico da Mercedes, que obteve o seu 50.º triunfo na F1, impôs-se diante do seu companheiro de equipa Nico Rosberg, que assim se mantém ao alcance do título numa das próximas provas.

O campeão do mundo fez o que dele se esperava; arrancar da ‘pole position’ e dominar a corrida do princípio ao fim, enquanto Rosberg complicou a sua prova ao ser surpreendido por Daniel Ricciardo na volta inicial.

A pressão de ganhar parece que não se fez sentir para Hamilton, que tinha de ganhar para manter Rosberg ao seu alcance no campeonato, sendo que o britânico sabe que para chegar ao título não depende apenas de si próprio.

Mas esta circunstância chegou a estar em causa em Austin, quando Nico Rosberg foi obrigado a travar para evitar uma colisão em Ricciardo. Isto apesar do australiano ter conseguido rodar na frente do alemão apenas no primeiro terço da corrida.

 

O ‘safety car’ virtual que surgiu devido ao carro mal parado de Max Verstappen, levou a Mercedes a antecipar a segunda paragem nas boxes dos seus pilotos, que permitiu a Nico Rosberg ficar na frente de Daniel Ricciardo, que já não conseguiu recuperar o tempo perdido para o alemão.

Atrás dos três primeiros e depois do abandono de Verstappen, esperava-se que Kimi Raikkonen capitalizasse a sua posição em pista. Mas infelizmente a sorte não quis nada com o finlandês que acabaria por abandonar com problemas no seu Ferrari.

Sebastian Vettel acabou assim por ser defender as cores da ‘Scuderia’ de Maranello entre os quatro primeiros, numa prova onde nunca se mostrou capaz de lutar pelas posições do pódio.

A quinta posição acabou por ir para Fernando Alonso, ainda que o espanhol da McLaren o tenha conseguido no final da corrida, depois de uma manobra de força em que fez contacto com Felipe Massa – a motivar investigação dos comissários desportivos – e da ultrapassagem a um Carlos Sainz Jr já com os pneus degradados no seu Toro Rosso.

Classificação final
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h38m12,618s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 4,520s
3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 19,692s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 43,134s
5.º Fernando Alonso (McLaren) + 1m33,953s
6.º Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) + 1m36,124s
7.º Felipe Massa (Williams) + 1 volta
8.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
9.º Jenson Button (McLaren) + 1 volta
10.º Romain Grosjean (Haas) + 1 volta

Em destaque

Subir