Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole’ numa qualificação caótica em Monza

Foi preciso mais de uma hora para concluir a qualificação do Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, que domingo se disputa no Circuito de Monza. Isto porque se abateu uma intempérie que deixou o traçado transalpino completamente alagado. Depois de um acidente protagonizado por Romain Grosjean, e que levou a uma espera de mais uma hora para que as condições de segurança fossem garantidas, a qualificação foi retomada.

Embora Lewis Hamilton conseguisse confirmar o seu favoritismo com a obtenção da sua 69ª ‘pole position’, a verdade é que o britânico da Mercedes foi um dos poucos favoritos a conseguir superar as incríveis condições da pista.

Max Verstappen foi um daqueles que aproveitou a oportunidade para brilhar, já que sem a desvantagem da velocidade de ponta do seu Red Bull, conseguiu ser o segundo mais rápido. Infelizmente a troca de motor, devido aos problemas que o obrigaram a abandonar na Bélgica, vai fazê-lo largar do final da grelha de partida. O que acontecerá também com o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo, o terceiro mais veloz.

Do problemas da Red Bull vai aproveitar o estreante Lance Stroll para partir de terceiro, já que o jovem canadiano da Williams realizou o quarto tempo e não tem nenhuma penalização para cumprir.

Esteban Ocon foi outro dos que se deu bem com a pista alagada de Monza, ao lograr o quinto tempo, e ser o único dos pilotos da Force India a conseguir o ‘passaporte’ para a terceira sessão de qualificação.

Valtteri Bottas era favorito à conquista de um lugar na primeira fila, mas o finlandês da Mercedes quedou-se pelo sexto tempo, arrancando assim de quinto para a prova italiana. Mesmo a sua sorte foi melhor do que a dos pilotos da Ferrari, que se viram completamente ‘à toa’ com as condições do traçado, sendo que Kimi Raikkonen foi o sétimo à frente de Sebastian Vettel.

A chuva ajudou bastante os Williams, que se têm debatido com falta de velocidade de ponta, no circuito mais rápido do campeonato, pois Felipe Massa conseguiu o nono registo, diante de Stoffel Vandoorne, o único piloto da McLaren a atingir a Q3.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m35,554s
2º Max Verstappen (Red Bull) 1m36,702s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m36,841s
4º Lance Stroll (Williams) 1m37,032s
5º Esteban Ocon (Force India) 1m37,719s
6º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m37,833s
7º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m37,987s
8º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m38,064s
9º Felipe Massa (Williams) 1m38,251s
10º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m39,157s

Em destaque

Subir