Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole’ na Bélgica e iguala Michael Schumacher

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, a 68ª da sua carreira, igualando assim o recorde detido até agora por Michael Schumacher. Isto após uma qualificação onde bem cedo se percebeu que o britânico da Mercedes era o grande candidato a partir na frente para a corrida de domingo.

A tarefa de Hamilton ficou mais facilitada quando baixou o seu melhor tempo em quatro décimas na segunda tentativa, enquanto Kimi Raikkonen abordou a sua depois de ter sentido demasiadas vibrações no seu Ferrari.

Até à fase final da terceira sessão de qualificação Raikkonen era, de facto, o grande opositor de Hamilton, mas com o finlandês da Ferrari a abortar a sua derradeira tentativa quem beneficiou foi o seu companheiro de equipa Sebastian Vettel, que na sua última volta conseguiu o segundo registo, ficando a 0,242s de Hamilton.

Também Valtteri Bottas beneficiou do contratempo de Kimi Raikkonen para ‘assinar’ o terceiro registo, a 0,541s do seu companheiro de equipa, já que a ,marca do finlandês da Ferrari na primeira tentativa foi 0,717s mais lenta do que a conseguida por Hamilton.

Max Verstappen voltou a ser melhor do que Daniel Ricciardo, mas ambos os pilotos da Red Bull vão largar para a corrida de domingo da segunda fila da grelha de partida, antecedendo o ‘melhor dos outros’, Nico Hulkenberg, que conseguiu ser duas décimas mais rápido do que Sergio Perez, com quem divide a terceira fila.

Numa qualificação em que os dois pilotos da Williams não passaram da Q1 – tanto Felipe Massa como Lance Stroll estavam penalizados por troca de diversos órgãos internos do motor dos seus monolugares, tal como Stoffel Vandoorne e Daniil Kvyat – o top dez foi completado por Esteban Ocon, no segundo Force India e Jolyon Palmer, que no segundo Renault não conseguiu fazer uma única volta lançada na terceira qualificação devido a problemas de pressão de óleo no seu R.S.17.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m42,553s
2º Sebastian Vettel (Ferrar) 1m42,795s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m43,094s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m43,270s
5º Max Verstappen (Red Bull) 1m43,380s
6º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m43,863s
7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m44,982s
8º Sergio Perez (Force India) 1m45,244s
9º Esteban Ocon (Force India) 1m45,369s
10 Jolyon Palmer (Renault) sem tempo

Em destaque

Subir