Fórmula 1

Lewis Hamilton bate e Valtteri Bottas parte da ‘pole’ no Brasil

Quando se esperava que Lewis Hamilton estivesse na discussão da ‘pole position’ do Grande Prémio do Brasil o recém-coroado Campeão do Mundo saiu de pista no começo e danificou o seu Mercedes, ficando fora da luta, que acabou por envolver o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas e Sebastian Vettel. O alemão da Ferrari, que fora o mais rápido nas duas primeiras sessões, tentou melhorar a sua marca na sua segunda tentativa na Q3, mas não o conseguiu e isso foi aproveitado pelo finlandês.

Foi uma sessão onde se percebeu bem cedo que, sem Hamilton na disputa, a luta pela ‘pole’ seria muito cerrada e foi-o, sendo conseguida por Bottas numa altura em que começava a chover ligeiramente sobre a pista de Interlagos.

O despiste do Campeão do Mundo marcou esta qualificação, pois sucedeu de forma surpreendente e estranha, sugerido que algo se passou com o Mercedes de Hamilton, ainda que na zona em que o britânico saiu de pista outros pilotos, como Felipe Massa, também poderiam ter tido a mesma sorte.

A verdade é que a partir do momento em que Lewis Hamilton ficou de fora pareceu que Sebastian Vettel teria a sua grande oportunidade de somar a sua 51ª ‘pole’. Mas isso não veio a acontecer, pois embora o alemão tenha sido o mais rápido na primeira tentativa na decisiva sessão, acabou por ser batido por 42 centésimas por Valtteri Bottas na sua segunda tentativa.

Kimi Raikkonen foi, a espaços, muito rápido, mas acabaria com o terceiro registo, a mais de duas décimas da ‘pole’, dividindo a segunda fila do ‘grid’ com Max Verstappen, que foi quase sempre o melhor representante da Red Bull, relegando Daniel Ricciardo para a terceira fila, que o australiano partilha com Sergio Perez, o melhor dos outros.

À parte da eliminação de Lewis Hamilton na Q1, a surpresa desta qualificação foi o facto de Esteban Ocon não ter passado à Q3, algo que os dois pilotos da Renault, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr, Fernando Alonso e Felipe Massa lograram.

Resultado da qualificação

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m08,322s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m08,360s
3º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m08,538s
4º Max Verstappen (Red Bull) 1m08,925s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m09,330s
6º Sergio Perez (Force India) 1m09,598s
7º Fernando Alonso (McLaren) 1m09,617s
8º Nico Hulkenberg (Renault) 1m09,703s
9º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m09,805s
10º Felipe Massa (Williams) 1m09,841s

Em destaque

Subir