Mundo

Lembra-se do menino escondido na mala? Espanha passa visto temporário

Adou Ouattara, o menino de 8 anos que tentou entrar em Espanha dentro de uma mala de viagem, pode permanecer no país. As autoridades passaram um visto temporário para que a criança possa viver com a mãe, uma vez que o pai continua em prisão preventiva.

Lembra-se do menino de 8 anos que tentou enganar os serviços fronteiriços de Espanha, procurando entrar no país escondido dentro de uma mala de viagem?

As aventuras de Adou Ouattara, o menino da Costa do Marfim apanhado na fronteira de Marrocos com o enclave espanhol de Ceuta, vão continuar no país vizinho, uma vez que as autoridades de Espanha concederam-lhe um visto temporário de residência.

A autorização foi concedida porque o pai da criança continua em prisão preventiva.

Alí Ouattara, também natural da Costa do Marfim, é suspeito de ter engendrado o plano de esconder o filho dentro de uma mala de viagem para o introduzir ilegalmente no país.

Alí Ouattara, que vive nas ilhas Canárias com a esposa, foi detido horas depois das autoridades terem descoberto o ‘esconderijo’ de Adou, escondido dentro de uma mala transportada por uma marroquina de 19 anos.

Refira-se que a Guarda Civil, quando registou o incidente, a 7 de maio, salientou que a mala não tinha qualquer respirador. Apesar disso, a criança não sofreu qualquer dano físico: estava apenas assustada quando foi descoberta.

Com o visto temporário, Adou poderá passar a viver com a mãe, nas Canárias.

Já o pai vai continuar em prisão preventiva, dado que “as circunstâncias mudaram desde o momento da detenção”, como justificou a juíza responsável pelo caso, evocando “a existência de um risco de fuga e a suposta responsabilidade no grave perigo para a vida do menor e sua integridade física”.

Em destaque

Subir