Mundo

Lelandais conta como matou Maëlys

Nordahl Lelandais começou hoje “a dar explicações” sobre como matou Maëlys de Araújo, a menina lusodescendente de 9 anos, em agosto do ano passado.

A informação foi avançada por fonte da procuradoria francesa, que fez questão de reservar as declarações do homicida para os pais de Maëlys e para a justiça.

“Nordahl Lelandais está a dar as suas explicações. É preciso reservá-las para os pais da vítima e confrontá-las com a investigação”, justificou essa fonte, em declarações à AFP.

Nordahl Lelandais foi hoje presente aos juízes de instrução do Tribunal de Grenoble, em França, para testemunhar como matou – “involuntariamente”, diz ele – a criança, depois de a raptar de uma festa de casamento em Pont-de-Beauvoisin, no leste de França, a 27 de agosto de 2017.

Quatro dias depois, o ex-militar era detido e acusado pelos presumíveis rapto e homicídio, crimes dos quais foi depois formalmente acusado.

Desde então, o principal suspeito negou a autoria de qualquer crime, versão que alterou a 14 de fevereiro deste ano, depois dos exames de ADN terem comprovado a existência de vestígios do sangue de Maëlys no carro de Lelandais.

Confessando o homicídio, “por acidente”, o ex-militar levou as autoridades até ao local onde tinha escondido o corpo da vítima.

Foi então recolhido “quase todo o esqueleto”, precisou Jean-Yves Coquillard, o procurador de Grenoble.

Dois dias depois, Nordahl Lelandais foi hospitalizado no Centro Hospitalar de Vinatier, numa unidade própria para reclusos e detidos.

Na primeira audiência depois da confissão, a 22 de fevereiro, o arguido manteve-se em silêncio. Quebrou-o no audiência de hoje, revelando detalhes que foram dados a conhecer aos pais de Maëlys de Araújo.

A 8 de março, Jennifer e Joachim de Araujo falaram publicamente pela primeira vez desde a descoberta dos restos mortais da menina, para dizer que Nordahl Lelandais “é indesculpável, imperdoável”.

Em destaque

Subir