Ciência

Leiloado fragmento de meteorito com 4,5 mil milhões de anos

Um fragmento daquele que é conhecido como o meteorito mais antigo no Planeta acaba de ser leiloado na plataforma da Catawiki, por 16 mil euros.

Um fragmento do Muonionalusta, o meteorito mais antigo conhecido no Planeta Terra, acaba de ser leiloado na Catawiki, portal de leilões na Internet.

Com mais de 4,5 mil milhões de anos, este fragmento de 26,5 quilos proveniente da Suécia recebeu licitações de várias partes do mundo, acabando por ser licitado este domingo por um comprador da Hungria.

O valor elevado pelo qual o fragmento foi leiloado este domingo deve-se ao facto de ser bastante raro e também o mais antigo meteorito de que há conhecimento na Terra.

“O Muonionalusta, com mais de 4,5 mil milhões de anos, atingiu o norte da Escandinávia, a oeste da fronteira entre a Suécia e a Finlândia. As suas características únicas originaram o interesse por parte de pessoas de várias partes do mundo, acabando por ser leiloado por um valor bastante elevado na plataforma”, explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal.

O primeiro fragmento do Muonionalusta foi encontrado em 1906 perto da aldeia de Kitkiöjärvi, na Suécia.

Atualmente, há conhecimento da existência de cerca de quarenta fragmentos de várias dimensões.

Em destaque

Subir