Apresentações/Novidades

LC 500 é a nova ‘bomba’ da Lexus que chega no final do verão

Chama-se LC 500 é a nova ‘bomba’ da Lexus. Um coupé desportivo que é um ‘cocktail’ de design e de potência, já que sob o capot pode ‘morar’ (na versão mais musculada) um motor V8 de 5,0 litros que anuncia 477 cv. Isto pensando na performance mas sem descurar o ambiente, uma vez que está incluído o sistema híbrido Multi Sage.

Trata-se, de facto, de um modelo que até pode ter alguma herança do LFA, mas cuja conceção tem muito mais a ver com o Século XXI, quanto mais não seja devido à versão híbrida LC 500h.

Obviamente que para que o LC500 fosse mais amigo do ambiente muito contribuíram os muitos de experiência do Grupo Toyota no campo da pesquisa e desenvolvimento de sistemas híbridos. Isto fez com que a variante LC500h acabasse por ser apresentada no Salão Automóvel de Genebra.

A assinatura estética do LC 500 – derivada do concept LF CC – é uma evolução do que já vimos em recentes modelos da marca ‘premium’ de origem japonesa. Óticas afiladas que acompanham a linha suave e mergulhante do capot, rematada com uma linha de luzes LED em disposição vertical. Tudo enquadrando a distinta e inconfundível grelha da marca.

Uma característica deste desportivo da Lexus é o facto do tejadilho ser um painel de vidro que pode ser trocado por um em fibra de carbono, sendo que as portas são uma mistura de alumínio e carbono. Tudo em prol de um menor peso e mais desempenho.

O modelo vai estar disponível no mercado nacional a partir de setembro, e desde logo nas duas variantes. A híbrida LC 500h recorre ao motor V6 de 3,5 litros com 359 cv e está todata de uma bateria de iões de lítio e uma caixa de quatro velocidades, montada atrás da transmissão híbrida. Por isso há uma ligação mais direta entre o pedal do acelerador e aceleração do veículo, permitindo ir de 0 a 100 km/h em cinco segundos.

O LC 500h custará qualquer coisa como 120 mil euros, mais 12 mil euros se for na versão Sport +, mas mesmo assim 37 mil euros abaixo do proposto para o LC500, dotada com o tal V8 de 5,0 litros, que permite ir dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e alcança os 270 km/h de velocidade máxima. Uma característica deste bólide é que A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa automática de dez velocidades, permitindo tirar partido da ótima distribuição de peso entre os eixos, que é de 52/48.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir