Mundo

Lava Jato: Lula da Silva explica-se em tribunal

Lula da Silva volta hoje a tribunal, para novo testemunho a propósito da operação Lava Jato. O antigo Presidente do Brasil está acusado de receber um suborno da Odebrecht, a construtora que pagou a viagem a Lula quando este veio a Portugal apresentar o livro do amigo… José Sócrates.

O depoimento de hoje terá lugar em Curitiba, às 18h00 (menos quatro no Brasil).

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato em primeira instância, vai interrogar Lula da Silva sobre o alegado suborno da Odebrecht, um terreno avaliado em 12,4 milhões de reais, cerca de 3,3 milhões de euros.

Para além deste terreno, onde seria construída a nova sede do Instituto Lula, o antigo Presidente terá também recebido – diz a acusação – um apartamento localizado ao lado do imóvel em quem mora, em São Bernardo do Campo.

Lula da Silva já tinha refutado estas acusações publicamente, mas os indícios ganharam força com a inquirição de um ex-ministro, Antonio Palocci, também no âmbito da operação Lava Jato.

“Os factos relatados são verdadeiros”, afirmou Palocci, que foi ministro das Finanças durante a Presidência de Lula.

Ainda segundo Antonio Palocci, a Odebrecht terá gasto mais de quatro milhões de reais (cerca de um milhão de euros) só em subornos pagos a Lula da Silva.

Em destaque

Subir