Motores

Kris Meeke leva vantagem no segundo dia do Rali da Finlândia

MeekeFinlandia4

Kris Meeke concluiu o segundo dia do Rali da Finlândia na liderança. O britânico da Citroën foi o mais consistente nesta primeira jornada de estrada, que viu o campeão do mundo protagonizar um acidente que o deixou fora da disputa pela vitória.

Meeke impôs-se em quatro das classificativas disputadas e terminou a etapa com mais de 18 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, que corre em casa e persegue mais um triunfo naquele que em tempos foi conhecido como o Rali dos Mil Lagos.

O britânico mostrou desde logo ao que vinha mostrando que o triunfo no Rali de Portugal não tinha sido por acaso, encetando um duelo com Latvala, o herói local que na véspera não tinha mostrado muito à vontade na super especial de Jyvaskyla.

Neste segundo dia o finlandês da Volkswagen mostrou-se à altura dos seus pergaminhos e impôs-se em três classificativas, procurando mitigar o atraso para Meeke desde o começo da etapa.

Mas o dia acabaria por ficar marcado pelo despiste de Sebastien Ogier, que causou poucos estragos no seu Polo R WRC mas que o relegou para a 56.ª posição a mais de 16 minutos do líder.

OgierFinlandia2

O campeão do mundo venceu a super especial e ainda tem hipóteses de fazer o mesmo na Power Stage de domingo, salvando os três pontos correspondentes, mas em termos de resultado final já pouco pode fazer.

Já o mesmo não se pode dizer de Andreas Mikkelsen, que embora não tenha conseguido acompanhar constantemente o andamento dos dois primeiros, manteve uma acesa luta pela terceira posição com Thierry Neuville. Apesar de não ter ganho qualquer troço o belga da Hyundai uma vantagem de um segundo sobre o norueguês da Volkswagen.

Não sendo tão rápido quanto o seu companheiro de equipa, Craig Breen mostrou um bom andamento e concluiu a etapa no top cinco e ainda com a possibilidade de levar o segundo Citroën ao pódio. Só a falta de experiência não lhe permitiu lutar em plano de igualdade com Neuville e Mikkelsen.

Já Ott Tanak se pode queixar de alguns percalços para não estar a lutar pela liderançal. O estónio da DMACK, que brilhara na véspera, fez um pião e danificou a suspensão do seu Ford Fiesta RS WRC. Isso fê-lo ‘cair’ para 10.º na fase matinal. Conseguiria recuperar para terminar a etapa no top oito.

NeuvilleFinlandia2

Classficação após a 12.ª PE
1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1h13m22,2s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 18,1s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 44,3s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 45,4s
5.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 53,8
6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 58,2s
7.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 1m02,9s
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 1m14,4s
9.º Eric Camili/Bruno Veillas (Ford) + 1m22,6s
10.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 2m01,8s

Em destaque

Subir