Motores

Kris Meeke gere liderança no Rali de Portugal

MeekeRaliPortugal8

Depois de ter dominado a secção matinal deste terceiro dia de Rali de Portugal, Kris Meeke optou por gerir a sua vantagem na frente da prova, face à vantagem de mais de um minuto ganha na primeira passagem pelas classificativas de Baião, Marão e Amarante.

O britânico da Citroën ‘levantou o pé’ por prudência e isso explica que da parte da tarde, na repetição da passagem pelos mesmos troços cronometrados, perdesse metade da vantagem e regressasse a Matosinhos com Sebastien Ogier a pouco mais de 45 segundos.

O francês da Volkswagen adotou uma estratégia em termos de pneus diferentes, pois não apenas levou somente um pneu suplente no seu Polo R WRC, como misturas mais duras da Michelin, que lhe permitirem enfrentar de forma mais eficaz a parte final da etapa.

Nas duas primeiras especiais da tarde Andreas Mikkelsen atacou forte e conseguiu ser o mais rápido ficando a cerca de um segundo de Sebastien Ogier, mas o campeão do mundo defendeu-se do seu companheiro de equipa e impôs-se na última classificativa, segurando a segunda posição por mais de três segundos.

MikkelsenRaliPortugal3

A aposta do francês deverá ser ganhar a Power Stage que domingo encerra a prova, de modo a recuperar os pontos que Kris Meeke pode ‘roubar’ se ganhar este Rali de Portugal.

Dani Sordo não procurou recuperar o terceiro posto a Mikkelsen, já que sem Thierry Neuville em prova – embora regresse domingo ao abrigo da regra Rally 2 – a prioridade é levar o Hyundai i20 WRC até ao fim o melhor classificado possível.

De novo com direção assistida no seu Volkswagen Polo R WRC, Jari-Matti Latvala realizou bons tempos, ainda que os pneus escolhidos não o tenham ajudado muito. Dificilmente o finlandês pode aspirar a algo mais do que a sexta posição final, tal a diferença que o separa de Eric Camilli, o melhor dos pilotos da Ford M-Sport.

SordoRaliPortugal3

Classificação após PE 15
1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 3h16m11,4s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Vokswagen) + 45,3s
3.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Volkswagen) + 48,4s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m20,0s
5.º Eric Camilli/Bernard Veillas (Ford) + 3m04,2s
6.º Jari-Matii Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 4m07,8s
7.º Mas Ostberg/Ola Floene (Ford) + 6m32,8s
9.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 8m11,8s
9.º Pontus Tideman/Jonas Andersson (Skoda) + 9m54,2s
10.º Nicolas Fuchs/Francisco Mussano (Skoda) + 10m26,2s

Em destaque

Subir