Fórmula 1

Kimi Raikkonen deixa Ferrari no topo dos testes em Barcelona

Kimi Raikkonen concluiu os testes de Fórmula 1 de Barcelona como o piloto mais rápido em pista, numa clara afirmação de competitividade do novo Ferrari SF70H. E ainda que os tempos em testes possam ter relativo significado, pelo menos já se percebeu que a ‘Scuderia’ de Maranello está este ano mais bem colocada para desafiar a super favorita Mercedes.

Aliás, desde as primeiras horas desta sexta-feira Raikkonen deu mostras de querer e poder bater o tempo feito pelo seu companheiro de equipa Sebastian Vettel.

O finlandês conseguiu logo na sessão matinal uma volta em 1m18,634s, que passou a constituir um novo recorde do Circuito da Catalunha, utilizando os pneus super macios da Pirelli no seu Ferrari.
Raikkonen bateu por 0,804s o segundo mais rápido nesta derradeira jornada, o holandês Max Verstappen, que concluiu os trabalhos de pré-época na Red Bull, embora nenhum deles se livrasse de alguns percalços na sessão da tarde.

O finlandês obrigou à interrupção da sessão quando o seu Ferrari ficou virado no sentido contrário na curva 13, aparentemente com problemas mecânicos. Voltou depois a rodar para os últimos 20 minutos da sessão, conseguindo completar mais de uma centena de voltas neste último dia de testes.

Já Verstappen passou as duas primeiras horas e meia nas boxes, enquanto a Red Bull investigava uma anomalia no turbo do motor Renault do seu RB13. Ainda assim o holandês fez mais voltas que a McLaren, que teve mais um dia ‘negro’, que afetaram o trabalho de Fernando Alonso como já tinham afetado o de Stoffel Vandoorne na véspera.

Carlos Sainz Jr, utilizando pneus ultra macios no seu Toro Rosso foi o terceiro mais rápido. Ainda assim o espanhol causou a sexta e última situação de bandeiras vermelhas do dia, embora voltando a rodar para completar 132 voltas, as mesmas feitas pelo jovem Lance Stroll no Williams.

Na Mercedes Valtteri Bottas foi o quarto mais rápido, apenas 0,005s mais veloz que Lewis Hamilton, com a diferença que o finlandês fez o seu tempo com pneus super macios e o britânico com ultra macios.

Nico Hulkenberg completou a sessão matinal da Renault com o sexto tempo, dois lugares acima do seu companheiro de equipa Jolyon Palmer, que completou os trabalhos da equipa da parte da tarde. No meio dos dois colocou-se Sergio Perez, que teve problemas no Force India, ficando parado à entrada das boxes a 10 minutos do final da sessão.

 

Em destaque

Subir