Motociclismo

Kiko Maria aponta ao título em 2018

Tem apenas 13 anos, mas a sua idade não é entrave para ‘voos’ mais altos. Francisco ‘Kiko’ Maria terminou o seu primeiro ano de carreira no motociclismo com uma brilhante vitória no Circuito do Estoril, demonstrando uma evolução muito positiva, e já pensa na próxima época, onde o objetivo não é apenas dar continuidade à presença em provas internacionais mas também lutar pelo título em Portugal.

O efeito Miguel Oliveira parece ter o seu impacto no surgimento de novos valores no panorama do motociclismo de velocidade do nosso país e Kiko é o exemplo acabado disso mesmo.

No final deste primeiro ano de competição, Francisco faz um balanço positivo: “Senti que evolui e que alcancei os meus objetivos. Quando me apresentei no início do ano, ainda com pouco tempo em cima da moto, tinha ideias claras sobre o que queria desta temporada. Na realidade vivi o melhor (pódios e vitórias) e o pior (quedas e lesões), mas com isso aprendi a superar-me (na dor e no sofrimento) e cheguei ao final do ano, com muito mais rodagem, com um grande andamento e com a sensação do dever cumprido”.

Logicamente que Kiko Maria também sentiu na ‘pele’ as dificuldades que qualquer piloto sente ao longo da sua carreira, destacando que esta época o mais complicado foi “a falta de experiência – horas em cima da moto –, o desconhecimento dos circuitos, quer em Portugal, quer em Espanha, e o nível dos campeonatos em que participei (CEV, CNV e uma prova do ETC)”. As “quedas, as lesões e ultrapassar o medio destas” também não foi fácil.

Mas tudo acabou por ser compensado, como quando venceu a última corrida no Estoril: “Foi algo que já esperava e para o qual me preparei a época toda. Obvio que até passar a bandeira de xadrez, nada está garantido, mas a partir da quinta volta, senti que tinha condições para ganhar porque estava a aumentar a distância para o segundo, a cada volta. Foi o reflexo do trabalho muito intenso ao longo dos últimos meses, supervisionado pelo meu treinador Ismael Bonilla, e sempre com o apoio dos meus pais, presentes em todos os momentos da minha curta carreira. Chorei de alegria, porque lhes consegui dar esta fantástica prenda, ainda em 2017, estendendo este entusiasmo aos meus fãs e aos patrocinadores”.

Para 2018 ‘Kiko’ já tem metas traçadas: “Neste momento o objetivo para 2018 só pode ser um. Ser Campeão Nacional. Óbvio que não será fácil, porque felizmente o nível competitivo em Portugal subiu e é mais elevado, mas prometo trabalhar, continuar no meu crescimento e fazer tudo para alcançar “.

Apreciador do circuito de Motorland Aragon (Espanha), devido à condução que exige, o jovem piloto admite que a inspiração para enveredar pelo motociclismo veio de seguir as corridas de MotoGP quando era mais novo e depois foi ver a ‘coisa’ ao vivo: “Fui a Jerez ver uma prova de MotoGP ao vivo, e aquilo que senti fez-me ficar apaixonado pela competição. Os meus pais compraram-me uma RAV para dar umas voltas e com meia dúzia de horas em cima da moto estava a fazer uma corrida no Autodromo de Navarra, e consegui o primeiro pódio (3º lugar)”.

 

Em destaque

Subir