Mundo

Juncker comete gafe: “A Europa vai de Espanha à Bulgária”

O presidente da Comissão Europeia fez uma declaração, esta quarta-feira, sobre o estado da União Europeia e esqueceu-se de Portugal. “A Europa vai de Espanha à Bulgária”, disse. As de Jean-Claude Juncker  palavras que têm causado indignação entre os portugueses.

“A Europa vai de Vigo, a Varna, da Espanha à Bulgária”, disse Jean-Claude Juncker, palavras que a eurodeputada Marisa Matias não deixou passar em claro.

O lapso deste responsável europeu tem merecido muitos reparos, sobretudo por parte de portugueses nas redes sociais.

À margem deste ‘esquecimento’, Juncker salientou que,  após a saída do Reino Unido, os 27 países da União Europeia devem “estar na zona euro, fazer parte do espaço Schengen (livre circulação de fronteiras) e da união bancária, em 2019”.

O líder da Comissão Europeia defendeu ainda que a Europa deve aproveitar o “vento favorável” atual para construir um Velho Continente “mais forte”.

“O vento é outra vez favorável, temos agora uma janela de oportunidade, mas que não vai ficar aberta para sempre. Aproveitemos por isso ao máximo o bom momento, e o vento nas nossas velas”, salientou Juncker.

Em destaque

Subir