País

JSD defende que Rodrigues dos Santos foi vítima de “pressões de figuras socialistas”

De acordo com um comunicado da JSD, que remeteu à ERC um pedido de esclarecimento, a polémica que envolve o PS e José Rodrigues dos Santos constituem “pressões de figuras socialistas à RTP” e ao pivô do canal público.

“José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expressões inaceitáveis para com a comunicação social”, pode ler-se no comunicado que a Juventude Social Democrata enviou à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC).

O caso da explicação da dívida pública, numa peça apresentada por José Rodrigues dos Santos na RTP, levou a uma reação dura de alguns deputados socialistas, sobretudo José Magalhães e João Galamba.

E após essa reação, surge uma contra-reação, por parte da JSD, em comunicado, de onde se extrai a ideia de que José Rodrigues dos Santos e a estação pública foram alvo de “pressões de figuras socialistas”.

“Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivô do canal público, os deputados da JSD à Assembleia da República submeteram à ERC e ao Governo perguntas sobre pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos”, pode ler-se, na nota.

A peça jornalística ganhou contornos políticos, por ter perturbado algumas figuras do PS. Em causa a origem da dívida pública, o seu aumento exponencial – de acordo com a peça de Rodrigues dos Santos, no período do Governo liderado por José Sócrates.

“Como consequência, em 2011, quando a troika chegou a Portugal, a dívida já estava nos 185 mil milhões de euros, correspondentes a 108 por cento do PIB, quando o limite era 60 por cento”, explica o jornalista.

“Foi aqui que nasceu a crise em que estamos agora mergulhados”, afirma, apontando o dedo (sem referir nomes) ao executivo de José Sócrates.

“Para agravar as coisas, o Eurostat descobriu que vários países, incluindo Portugal, estavam a esconder a dívida em empresas públicas. Ou seja, o país continuava a endividar-se mas escondíamos a dívida”, apontou José Rodrigues dos Santos.

O problema continuou a agravar-se, porque Bruxelas permitiu que as empresas públicas tivessem um perímetro orçamental superior, “o que fez ainda disparar mais os números”.

O pivô da RTP conclui: “De tal modo que no mês passado a dívida portuguesa atingiu os 233 mil milhões de euros, um valor que deverá rondar os 130 por cento do PIB, o que é mais do dobro dos 60 por cento a que Portugal se comprometeu por tratado”.

Estes argumentos deixaram os socialistas indignados. “Vigarice extrema” de “um talibã”, escreveu o deputado José Magalhães. O porta-voz do PS, João Galamba, chama o jornalista da RTP de “especialista em desinformação”, enquanto o parlamentar Tiago Barbosa Ribeiro diz que assistiu a “um triste espetáculo”.

“Esta cena é uma vigarice extrema. Passá-la na RTP à hora de maior audiência é um enxovalho para o serviço público. Nem o Duarte Pacheco (PSD) deputa enormidades destas, porque sabe que pode de imediato ser contraditado. A aberração Santos vomita o seu palavrório certo de que não tem contradita. Se quer ser porta-voz do governo Passos no exílio por que não troca com o Zeca Mendonça?”, escreveu José Magalhães, no seu espaço no Facebook.

A JDS entende estes comentários como pressões e quer que o regulador analise a questão.

Em destaque

Subir