Mundo

Jovens portugueses defendem o aborto, a eutanásia e a igualdade de direitos

De acordo com o estudo “All About Geração Millenium”, realizado pela CH Consulting, mais de 80 por cento dos portugueses entre os 18 e 34 anos são a favor da eutanásia, defendem a interrupção voluntária da gravidez como opção legal, desejam o tratamento igualitário para homossexuais, e sonham com um futuro profissional melhor que dos seus progenitores.

O objetivo da investigação foi conhecer melhor e traçar um perfil dos millennials – a geração da internet. Nesse contexto, os investigadores compararam as atitudes e opiniões desta geração em cinco países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao inquirirem, entre janeiro e março deste ano, um total de cinco mil pessoas. De uma maneira geral, os resultados mostram que as atitudes e opiniões destes jovens adultos portugueses é semelhante à dos espanhóis, franceses, ingleses e norte-americanos.

O estudo mostra que mais de 80 por cento estão de acordo com a regulamentação da eutanásia. O país melhor posicionado neste tema é a França, que apresenta uma taxa de 98,5 por cento. Em Portugal, 87,5 por cento dos jovens inquiridos são a favor da eutanásia, enquanto 82,4 por cento defendem que os homossexuais devem ter um tratamento de igualdade em todos os Direitos da Família. Os millenials portugueses defendem ainda que a interrupção voluntária da gravidez deve manter-se como uma opção legal (84,3 por cento).

A investigação retrata também que os jovens portugueses continuam a ser os mais querem comprar casa mas, em comparação com gerações anteriores, este é um projeto de vida para quatro em cada dez inquiridos. Neste contexto, esta geração não pretende viver isolada, preferindo estar com a família ou partilhar casa com amigos. Os portugueses são também os menos recetivos à compra de produtos em segunda mão – um fenómeno crescente nos restantes países inquiridos.

Perto de metade dos jovens que fizeram parte da investigação assume que se deixa influenciar pelos amigos na altura de realizar uma compra, ao passo que essas são preferencialmente feitas online (80 por cento). Os produtos de luxo ou alta costura registam também uma tendência em crescendo, com os portugueses a serem os que mais o fazem entre os países europeus do estudo, com 23 por cento.

No que diz respeito ao futuro, esta geração apresenta-se bastante otimista, acreditando que irá alcançar maior sucesso profissional que os pais (79 por cento dos portugueses), e que viverão mais anos do que eles. Mais de metade dos inquiridos em Portugal, 62,8 por cento, admitiu gostar do seu trabalho, mas apenas um em cada três conseguiu realizar um estágio remunerado.

Os millenials, também conhecidos como Geração Y ou Geração Internet, representam 25 por cento das pessoas em todo o mundo. Em Portugal são cerca de dois milhões, 19,2 por cento da população.

 

Em destaque

Subir