Desporto

Jovens diabéticos preparam campeonato europeu de futsal

Portugal volta a participar no DiaEuro – 4.º Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes, entre 19 e 26 de julho, em Cluj-Napoca, na Roménia. O estágio de preparação da equipa de jovens diabéticos começa este fim-de-semana, em Mértola.

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e o Núcleo Jovem da APDP (NJA) alistaram, ao longo do ano durante diversos treinos e jogos, 10 jogadores para representarem Portugal no DiaEuro 2015.

O estágio de treinos para o campeonato decorre nos dias 11 e 12 de julho, no Pavilhão Desportivo Municipal de Mértola, sendo que no último dia os atletas jogam contra a equipa do Benfica de Castro Verde.

Carlos Neves, o presidente da AJDP, refere que “esta participação é fruto de uma caminhada de esforço e dedicação de todos os jovens diabéticos que vão representar Portugal nesta competição internacional“.

A equipa portuguesa ficou classificada em segundo lugar em 2013 e no ano passado desceu para a quarta posição. Jonas Venâncio, um dos jogadores, menciona que “o objetivo é não descer do quarto lugar, mas com a consciência de que o nível de exigência é bastante elevado”.

O Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes teve início em 2011 e são cada vez mais os países a participar na competição. Após a vitória da Roménia em 2014, este ano as equipas reúnem-se neste país, em Cluj-Napoca.

Este tipo de iniciativas promove a prática da atividade física de todos os jovens, em especial daqueles que têm diabetes.

As equipas que participam têm em comum o objetivo de promover estilos de vida saudáveis, assim como de desmistificar o desporto na diabetes.

Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da NJA acrescenta ainda que “socialmente, a prática de desportos coletivos como o futsal, contribui para o trabalho em equipa e estimula a autoconfiança.”

Em destaque

Subir