Mundo

Jovem salva pai das drogas com ameaça que também consumiria

Um jovem brasileiro, que não conheceu o pai até aos 19 anos, ao descobrir que o progenitor era viciado em drogas pesadas ameaçou que começaria também ele a consumir, caso o pai não concordasse em ser tratado. “Ou largas as drogas ou vou consumir também”.

Na certidão de nascimento de Leonardo Roque constava que este era filho de pai incógnito. Aos 19 anos, e após ser alvo de chacota por parte dos amigos, Leonardo descobriu que iria ser pai e, como tal, achou que seria o momento ideal para também conhecer o seu progenitor.

De acordo com o jornal brasileiro Globo, o jovem pediu ajuda à avó materna, que tinha sido quem o criou. Apenas a mãe de Leonardo conseguiu dizer-lhe que o pai, Orlandino Roque, tinha sido seu colega na escola, mas que desde então nunca mais soubera do seu paradeiro.

Acabou por ir à escola, onde conseguiu uma morada do pai. Face ao passar dos anos, a habitação já havia sido vendida, pelo que o paradeiro de Orlandino continuava desconhecido.

Leonardo não desistiu e após conversar com os vizinhos, conseguiu finalmente encontrar o pai. O reencontro emotivo foi especial para ambos, que se submeteram a um teste de ADN e, por conseguinte, se registaram oficialmente como “pai e filho”.

Apesar disso, o sonho de Leonardo começou a desmoronar-se quando descobriu que o pai era viciado em crack – uma droga pesada, mais perigosa que a cocaína.

“Se não fores para uma clínica vais perder a tua mulher e os teus filhos, porque eu não vou insistir mais. E mais, vou contigo e vamos consumir juntos”, ultimou Leonardo.

O jovem conseguiu por fim que o pai fosse para uma clínica, onde continua os tratamentos, com medo que o filho vivesse a mesma dependência.

“Precisou passar 19 anos para um anjo aparecer e tocar o meu coração. Você filho, quando você entrou para a minha família, tudo mudou. Caramba quando você, Leonardo, falou aquele dia que se eu não parace de fumar essa droga la em casa na porta você lembra? Você disse pai se você não parar eu vou usar junto com você, e eu falei Leo você ta doido? Não fosse isto, foi ai que eu decidir não usar mais (sic)”, escreveu Orlandino ao filho.

 

 

Em destaque

Subir