Mundo

Jovem imprime currículo em garrafa de Coca-Cola e cativa empresa

Beatriz Carmona, uma jovem brasileira de 17 anos, decidiu ser original e estampou o currículo numa garrafa de Coca-Cola. “Milhares de currículos acabam no lixo. Este vai matar a sua sede”, escreveu. E assim conseguiu cativar a atenção da equipa de recursos humanos da ReachLocal, uma multinacional de marketing digital.

A criatividade e a ousadia são dois trunfos muitas vezes descurados pelos candidatos, na procura de emprego. E o que não faltou a Beatriz Carmona foi, precisamente, criatividade e de ousadia, ao tentar um lugar numa empresa de marketing digital.

A ideia original nem foi de Beatriz. Como a própria admite, “foi inspirada no publicitário Lukas Yla”, que imprimiu um currículo numa caixa de donuts. Mas esta jovem não teve receio de arriscar e transformou um rótulo de uma garrafa de Coca-Cola no seu currículo.

E no verso do rótulo pode ler-se: “O meu nome é Beatriz, tenho 17 anos e estou no último ano do E. M. Conheci a Reachlocal através de um anúncio no Linkedin. Estou fascinada com o perfil da empresa e apreciaria a oportunidade de trabalhar com vocês! Candidatei-me à vaga de aprendiz, mas senti que só isso não era o suficiente. Então… tcharam! Caso estejam interessados em ver o meu currículo, escreva, na janela do seu navegador, o seguinte: bit.ly/descubra-me [ligação para a conta de Linkedin da candidata]”. Partilhe a felicidade”.

Beatriz usou as caraterísticas dos rótulos de garrafa para acrescentar pequenos detalhes sobre as suas aptidões, como o talento, a proatividade e a criatividade, ou aquilo que a distingue, como a humildade.

Flávio Pelizari, diretor de recursos humanos da empresa, tomou conhecimento da entrega deste currículo quando recebeu um telefonema, a dar conta do fenómeno que ocorria nas redes sociais: a ReachLocal era parte desta história viral.

“A maneira criativa como ela apresentou o currículo chamou a atenção. A primeira entrevista já foi feita”, afirma Pelizari.

A segunda entrevista está marcada para amanhã.

Parece uma história encantadora. Mas há um lado negro. A vaga de jovem aprendiz tem um salário de… 206 euros (780 reais). E há 320 candidaturas em análise.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2U58B5GS21YW

Em destaque

Subir