Nas Notícias

Jornal de Barcelos publica página em branco em protesto contra PS

O Jornal de Barcelos promoveu um protesto contra uma conferência de imprensa do PS, em que os jornalistas não tiveram o direito de fazer perguntas. Assim, a página guardada para o evento ficou em branco. “Os jornalistas não são pés de microfone”, advoga a direção do semanário local.

Uma página em branco, num semanário de Barcelos, fez furor nas redes sociais, pela coragem e originalidade do ato.

A história começa com uma conferência de imprensa agendada pelo PS, com as Autárquicas como pano de fundo.

O semanário teve de adiar o fecho de edição, para conseguir dar aos leitores aquilo que eles querem: notícias atuais.

Porém, os jornalistas destacados para a conferência de imprensa foram informados de que o evento não previa perguntas. Apenas puderam ouvir os discursos de José Manuel Mesquita, secretário nacional do PS, e de Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos.

A direção do Jornal de Barcelos entende que os jornalistas “não são pés de microfone, meros recetáculos, ou caixas de ressonância”. E que o jornalismo se faz confrontando “factos e realidades” e com “o exercício do contraditório”.

Nesse sentido, surgiu um protesto original.

“Para marcar este protesto, o espaço reservado à publicação da notícia segue em branco”, realça uma nota da direção.

Os repórteres terão sido mesmo convidados a deixar o local, depois dos discursos, uma vez que estava prevista uma reunião à porta fechada.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas também já reagiu ao modo como os profissionais foram tratados. Viu o protesto “com muito agrado” e lamentou que os jornalistas tenham, cada vez mais, “um papel fantasma”.

“O papel do jornalista não é assistir, é fazer perguntas”, salientou.

Refira-se que o PS vive dias de tormenta, em Barcelos, com o deputado Domingos Pereira, eleito pelo círculo de Braga, a entregar o cartão de militante, em rota de colisão com o autarca local, Miguel Costa Gomes.

Veja a página do protesto.

Em destaque

Subir