Mundo

Jornais suecos ‘desligados’ em ataque “perigoso” de hackers

hackers atacam jornais

Um grupo de hackers, ainda não identificados pela polícia, mandou abaixo as edições online dos principais títulos da imprensa sueca. Foi um ataque “extremamente perigoso e sério”, de acordo com uma porta-voz dos jornais. Os jornais estiveram ‘desligados’ durante três horas.

O ataque visou as edições online de Dagens Nyheter, Svenska Dagbladet, Expressen, Aftonbladet, Dagens Industri, Sydsvenskan e Helsingborgs Dagblad.

Os sites destes sete títulos, dos mais importantes da Suécia, estiveram offline durante cerca de três horas, alegadamente após uma iniciativa de hackers ainda não identificados.

Foi um ataque “extremamente perigoso e sério”, como salientou Jeanette Gustafsdotter, a responsável da Associação dos Media, citada pela agência de notícias TT.

“Ameaçar o acesso à cobertura de notícias é uma ameaça à democracia”, sustentou Gustafsdotter.

A polícia está a investigar o caso.

Nas redes sociais, circula o rumor de que uma conta no Twitter, J@_notJ, teria deixado uma viso: “Os ataques dos próximos dias contra o Governo Sueco e os media que divulgem propaganda das mentiras serão os alvos” (em tradução literal, pois o original já estava gramaticalmente errado).

Na mesma conta, um segundo tweet orgulhava-se, horas mais tarde, do fecho da edição online do Aftonbladet, de acordo com a AFP: “Isto é o que acontece quando se divulga a propaganda da mentira. Aftonbladet.se #offline”.

Em destaque

Subir