Desporto

Jornada 10: FC Porto e Benfica perdem terreno para Sporting

benfica_rodrigo_1Jornada 10 fica marcada pelos deslizes dos dois primeiros classificados. Sporting bateu a União de Leiria e está a um ponto do topo da classificação. Marítimo em quarto lugar é para já a surpresa do campeonato.

O empate do FC Porto no sábado em Olhão fez perceber que vamos certamente ter campeonato até ao fim. Os dragões continuam sem convencer e depois da derrota frente ao Apoel pedia-se mais à equipa de Vítor Pereira. Um penálti falhado por Hulk logo aos dois minutos de jogo fazia antever mais um jogo de sofrimento para os adeptos portistas. A equipa foi incapaz de fazer mais para levar os três pontos para o norte e estendeu a passadeira vermelha para o Benfica passar para a frente.

Os encarnados tinham no entanto uma oportunidade para o fazer, mas num dos estádios mais difíceis para conquistar pontos nos últimos anos. Em Braga, falhas elétricas fizeram o jogo mais se parecer como uma partida de Futsal. A primeira parte foi interrompida por três vezes e só o recurso a um gerador próprio fez com que Pedro Proença conseguisse levar o jogo até ao fim. O primeiro tempo resume-se a isso a ao golo de Lima. Penálti bem assinalado pelo juiz de Lisboa depois de Emerson jogar a bola com a mão dentro da grande área.

Na segunda metade, Rodrigo faturou mais uma vez permitindo ao Benfica não perder o comboio do primeiro lugar. Um a um no final do encontro.

Em Alvalade exigia-se a vitória. O resultado do Olhanense-FC Porto já era conhecido e os rádios nas bancadas iam informando os adeptos que podiam ficar a apenas um ponto do primeiro lugar, caso Braga e Benfica continuassem empatados a uma bola.

Matias Fernandez foi a grande figura do jogo ao apontar dois golos, aos 8 e aos 50. Pelo meio, Semedo ainda empatou a partida para a União de Leiria, aos 21 minutos , mas a formação de Domingos Paciência está definitivamente motivada e segura de si mesma. Van Wolfswinkel deu o tiro da misericórdia, na conversão de uma grande penalidade, em cima do apito final. Três a um para o Sporting num fim de semana quase perfeito para os leões. Um ponto separa a equipa de Alvalade do topo da classificação.

Outro grande destaque desta jornada e do campeonato 2011/2012 é o Marítimo. A formação orientada por Pedro Martins segue na quarta posição, apenas atrás dos três grandes, com 21 pontos. Os insulares têm também no plantel o atual melhor marcador da liga. Baba, com oito golos, lidera a lista. Ontem, frente à Académica, marcou mais dois ajudando na vitória por 3-2 frente à Académica, de Pedro Emanuel.

Confira aqui os resultados da 10.ª jornada:

Paços de Ferreira 1-5 V. Guimarães
Marítimo 3-2 Académica
Olhanense 0-0 FC Porto
Beira-mar 2-1 Feirense
Rio Ave 2-1 Nacional
V. Setúbal 0-0 Gil Vicente
SC Braga 1-1 Benfica
Sporting 3-1 U. Leiria

Confira aqui a classificação após a 10.ª jornada:

Equipa Jogos Pontos
FC Porto 10 24
Benfica 10 24
Sporting 10 23
Marítimo 10 21
SC Braga 10 19
Olhanense 10 13
Académica 10 13
Gil Vicente 10 11
V. Setúbal 10 11
V. Guimarães 10 10
Beira-mar 10 10
Nacional 10 10
U. Leiria 10 9
Rio Ave 10 8
Paços de Ferreira 10 7
Feirense 10 7

Em destaque

Subir