Motociclismo

Johan Zarco surpreende tudo e todos em Motegi

Johan Zarco garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio do Japão de MotoGP, que domingo se disputa no Circuito de Motegi. O francês da Yamaha Tech 3, que conseguiu a sua segunda ‘pole’ na categoria ‘rainha’ do motociclismo mundial, soube tirar partido das difíceis condições climatéricas em que se disputou a qualificação e também o facto de alguns dos favoritos fazerem escolhas arriscadas.

Um dos pilotos que apostou erradamente em pneus ‘slick’ (piso seco) foi o líder do campeonato, Marc Marquez, e acabou por não ir além do terceiro tempo.

À imagem de Zarco, Danilo Petrucci deu-se bem com a pista molhada de Motegi, acabando por ficar a mais de duas décimas da volta realizada pelo francês da Tech 3 – 1m53,469s.

Valentino Rossi também tentou utilizar pneus ‘slick’ no começo da qualificação, e também ele não se deu muito bem com essa opção, acabando depois por optar pelos intermédios da Michelin, mas apenas conseguiria o 12º tempo.

Marquez conseguiu melhorar os seus tempos, mas não conseguiria acompanhar Zarco e Petrucci, terminando a mais de três décimas da ‘pole’. O Campeão do Mundo fez apenas o suficiente para garantir um lugar na primeira fila da grelha de partida. Mas mesmo à justa, já que espanhol da Honda foi apenas 44 centésimas mais rápido do que Aleix Espargaró, na melhor das Aprilia.

Na luta pelo campeonato com Marquez, Maverick Viñales andou completamente ‘perdido’ em termos de afinações da sua Yamaha, e ainda seria mais lento do que o seu companheiro de equipa Valentino Rossi, não indo além do 14º tempo.

Entre os pilotos das Ducati oficiais Jorge Lorenzo foi o melhor, ao conseguir o quinto tempo, num contraste com Andrea Dovzioso, que não foi além do nono registo.

Resultado da qualificação

1º Johan Zarco (Yamaha) 1m53,469s
2º Danilo Petrucci (Ducati) 1m53,787s
3º Marc Marquez (Honda) 1m53,903s
4º Aleix Espargaró (Aprilia) 1m53,947s
5º Jorge Lorenzo (Ducati) 1m54,235s
6º Dani Pedrosa (Honda) 1m54,342s
7º Bradley Smith (KTM) 1m54,872s
8º Pol Espargaró (KTM) 1m54,906s
9º Andrea Dovizioso (Ducati) 1m55,064s
10º Alex Rins (Suzuki) 1m55,483s

Em destaque

Subir